GUIOTECA 2017

FINALISTAS

“A Casa Debaixo da Praia”, de Rafael Santos (AVENTURA / FANTASIA)

Um menino que prima pela prudência conhece uma menina aventureira que o introduz ao fantástico mundo da Casa Debaixo da Praia.

“Bugs”, de Mariana Tesch Morgon (DRAMA / COMÉDIA)

Um corrector de videojogos vive reclusivo na sua kitchenette, obcecado com uma relação virtual e com uma aparente praga de pulgas. Quando a cara-metade deixa de responder a solicitações, o seu peculiar universo parece ruir.

“E Os Meus Olhos Ficam Sorrindo”, de André Novais de Oliveira (DRAMA)

Uma viúva independente alimenta o sonho de voltar a estudar e quando por fim decide caminhar nesse sentido um dos filhos pergunta-lhe se pode voltar a viver na casa dela.

“Memória de Elefante”, de Severino Neto (DRAMA)

Uma fazendeira recorre aos serviços e à companhia de um jovem haitiano para reconstrução de um galinheiro, mas o conservadorismo da plantação que os rodeia resiste a tudo o que seja pouco convencional.

“Menina Noiva”, de Bárbara Cunha (DRAMA)

Uma jovem adolescente, casada e mãe precoce, ambiciona voltar a estudar para desagrado do mais velho marido. Quando surge a ameaça de desocupação do bairro piscatório onde vivem, as prioridades redefinem-se.

“Na Medida do Impossível”, de Paulo Leierer (ROMANCE / DRAMA)

Um casal trava inesperados encontros episódicos e esporádicos ao longo das vidas de ambos. Têm tudo para ser muito e pouco mais conseguem do que nada.

“O Clube dos Ex-Famosos”, de Fábio Montanari (COMÉDIA DRAMÁTICA)

Uma antiga celebridade televisiva tenta a todo o custo, e agora que entrou na senioridade, regressar ao mundo da fama mas a única chance que lhe parece surgir é de integrar um clube de ex-famosos.

“Treze de Maio, 242”, de André Meirelles Collazi (DRAMA)

Nas vicissitudes do Bixiga, uma menina que vive apenas com a sua avó tenta encontrar soluções criativas para lhe conseguir oferecer um estojo de maquilhagem pelo aniversário.

PT CO-PROD

“Fair Play”, de Malu Schroeder (ROMANCE / ERÓTICO)

Uma criativa publicitária conhece um homem misterioso e deixa-se seduzir por experiências sem rival até que a insegurança da situação começa a questionar limites.

“Ifianassa”, de José Baracho (DRAMA)

Uma jovem aspirante a actriz descobre estar refém de uma gravidez involuntária e debate-se com o conservadorismo da família pela pertinência do aborto.

A

“A Casa da Luz Rosa”, de Maurício Neves (DRAMA / COMÉDIA ERÓTICA)

Com o abastado marido em coma, uma solitária mulher procura ocupação e satisfação sexual. Tudo muda quando uma antiga prostituta lhe apresenta uma arrojada ideia de negócio.

“Afeto”, de Monica Prinzac (MELODRAMA)

Uma jovem mulher tenta reencontrar um rumo de vida após um incêndio no apartamento que partilha com as amigas ditar uma série de perdas materiais e emocionais.

“Amuse”, de Tânia Baguinho (DRAMA / ROAD MOVIE)

As duas partes de um casal em conflito conjugal decidem fazer uma viagem para reconfigurar as vidas, mas um inesperado alterar de rumo colocará em causa a própria sobrevivência de ambos.

“As Orfãs da Rainha”, de Elza Cataldo e Pilar Fazito (DRAMA HISTÓRICO)

Três irmãs orfãs protegidas pela Rainha são enviadas para o Brasil e debatem-se com necessidades de adaptação à nova terra. Tudo se complica quando recebem a visita do Inquisidor.

B

“Biscoito”, de Maria Leão (DRAMA)

Uma jovem traumatizada foi forçadamente deslocada pela mãe para uma remota casa de floresta. A sua vontade é regressar ao seu meio, mas a mãe tem outros planos.

“Boate Paradise”, de Peter Klug (DRAMA / COMÉDIA)

Uma freira recebe a notícia de que a sua mãe biológica faleceu e que ficou co-herdeira do negócio desta: um prostíbulo em fase decadente.

“Brasília”, de Lucas Gehre e Rafael Lobo (COMÉDIA ROMÂNTICA)

Um autor debate-se com a necessidade de ambientar a sua criação em Brasília e a solução poderá estar na percepção do amor.

“Brasília”, de Lino Meireles (MISTÉRIO / CRIME)

Um delegado policial tem um novo caso para resolver: o homicídio de uma antiga amiga de família, filha de um ex-governador local.

C

“Canção de Nina”, de Sophia Tomazelli (DRAMA / COMÉDIA)

Uma experiente gamer, na indefinição do seu futuro, procura tornar-se artista musical e é quando conhece um intrigante músico de rua que começa a dar valor às principais valências da vida.

“Canções para Diana”, de Verginia Grando (COMÉDIA / MUSICAL / ROMANCE)

Nas horas que antecedem a festa do 60º aniversário da mãe, uma jornalista em processo de demissão tenta encontrar sentido nas melodias da vida (e na bizarrice da sua família).

“Catrina”, de Avanilton Carneiro (COMÉDIA / DRAMA)

Na noite do parto, o pai desloca-se a uma capela para rezar pelo bebé mas logo se depara com uma prostituta em processo de suicídio e tenta a todo o custo impedi-la de concretizar o acto.

“Cidade Clandestina”, de Ana Carolina Marinho e Cristiano Burlan (DRAMA)

Três gerações de uma família urbana em dificuldades depositam esperanças num sensacionalista programa de televisão e no talento do neto, um rapper em potência.

“Clube do Botão”, de Matheus Medeiros e Samuel Peregrino (AVENTURA / COMÉDIA / INFANTIL)

Um grupo de meninos decide organizar o primeiro campeonato de futebol de botão e tudo vai correndo bem até que a chegada de uma menina nova à escola tudo coloca em causa.

“Colhendo Tempestade”, de Gabriel Lisboa (ACÇÃO / COMÉDIA / DRAMA)

Um especialista de luta livre condenado de forma injusta consegue autorização para passar a noite de Natal em liberdade e usa esse tempo para conseguir a desejada vingança.

“Coração de Lona”, de Tuca Siqueira (DRAMA)

Os resistentes membros de um pequeno circo de lona debatem-se com dificuldades financeiras e sonham com o céu prometido.

D

“Despojos da Páscoa”, de Ricardo Machado (TERROR / DRAMA)

Cinco jovens adolescentes viajam ao interior para celebrar a Páscoa mas no regresso trazem com eles uma maldição em forma de uma inesperada gravidez.

“Diana”, de Jean Jacques Erenberg (DRAMA / ROMANCE)

Um terapeuta com problemas conjugais mantém sempre a sua ética profissional perante as ofensivas das suas pacientes. Até aparecer Diana, uma atrevida e irresistível adolescente.

E

“Em Lugar Algum”, de Luiz Otávio Pereira e Heidi Trindade (DRAMA)

Deslocada da sociedade onde se move, uma jovem por vezes mata por vezes fode (e cobra por isso).

“Entre Vénus e Marte”, de Rafael Santos (THRILLER / TERROR)

Uma mulher debate-se com a problemática de abandono do irmão e com a necessidade de resolver uma dúvida entre a experiência pós-morte e as manobras de uma perturbadora seita. Tudo pontuado pela música do icónico álbum de José Cid.

“Estrada Real”, de Carla Piske (DRAMA / ROAD MOVIE)

Um casal, no dia em que discute o divórcio, recebe a notícia pela qual mais aguardava: o processo de adopção está pronto e para irem conhecer a criança têm de fazer juntos a Estrada Real.

“Eutanásia”, de José Cobrado (DRAMA)

Um psicólogo clínico viúvo e a recuperar de um trauma de segurança percebe que o seu negócio poderá ter futuro com um serviço adicional: o suicídio assistido.

“Evellyn, Nome Social”, de Maurilio Martins (DRAMA)

Um travesti que faz vida da prostituição de rua e da gestão de um albergue local apadrinha a chegada de um jovem aspirante a drag queen e tenta protegê-lo das ameaças daquela realidade.

F

“Faísca e Fumaça”, de Breno Ferreira (DRAMA / AVENTURA)

Dois garotos de origens distintas criam uma sólida amizade quando se vêem forçados a viver das ruas e a tentar desenrascar-se por todas as formas.

“Fé Grande”, de Andre Wacemberg (DRAMA)

Após o falecimento de um filho, um pastor em descrença viaja com a sua esposa para os EUA e reecontram-se com o outro filho, questionando os ideais que se habituaram a defender.

“Fora de Silk Road: Ramana Maharshi”, de João Pedro Symanski e Natascha Borges Symanski (DRAMA HISTÓRICO)

Um romance termina em plena travessia na Rota da Seda e episódios históricos da humanidade são colocados em questão desde então.

I

“Ícaro no Sol”, de Gabriel Paixão (DRAMA / SUSPENSE / MUSICAL)

O membro de uma banda que leva ao extremo o processo espiritual de inspiração parece ele próprio ficar possuído por forças sobrenaturais.

“Imperfeitos”, de Henrique Neme (DRAMA)

Um jovem adulto debate-se com o conservadorismo do pai, com uma paixão pouco recíproca e decide sair de casa inventando uma ida para Portugal.

“Insular”, de André Lúcio de Oliveira (DRAMA)

Uma nova moradora de um complexo habitacional suscita o desejo de alguns vizinhos e rapidamente se instala um conflito transversal.

“Íntimo”, de Bruno Autran (DRAMA / THRILLER)

Um operário fabril começa a frequentar um clube de sexo com menores quando toma conhecimento que a esposa, que atravessa um período difícil no trabalho, está grávida.

“Íris”, de Patricia Evans (DRAMA)

Uma jovem adolescente começa a frequentar a academia de Krav Maga para se proteger da ausência do pai e de um trauma que teima em persegui-la.

L

“Leve”, de Thais Andrade (DRAMA / ROMANCE / DESPORTO)

Uma talentosa jogadora de vólei debate-se com o reconhecimento público da sua sexualidade e tudo extrapola quando inicia um romance com uma repórter.

M

“Marcus e Beth”, de Elaine Azevedo (DRAMA / SUSPENSE)

Um jovem ambicioso jogador de basquete é capaz de tudo para se tornar num astro. Mas os seus actos rapidamente trazem consequências.

“Mari”, de Rodrigo Pires (THRILLER / MISTÉRIO)

Um investigador policial sem escrúpulos chega para solucionar um caso de desaparecimento, mas o seu histórico com a vítima poderá acabar por prejudicar o caso.

“Mariposa”, de Katia Kreutz (SUSPENSE / DRAMA)

Duas irmãs gémeas partilham um segredo do passado e quando uma delas começa uma relação com um homem abusador, o futuro de ambas é colocado em causa.

“Meia-Noite”, de Gisele de Assis (DRAMA)

A protegida de um fazendeiro herda um desejado testamento e com isso a necessidade de fazer um ritual capaz de quebrar a maldição antiga da pantera negra.

“Metade de Um Tempo”, de Armando Gouy (DRAMA / SUSPENSE / TERROR)

Quando seitas satânicas e filhos bastardos da realeza começam a possuir o meio, todas as esperanças recaem num misterioso e invisual ex-presidiário.

“Meu Caro Filho”, de Caue Nunes (DRAMA)

Uma decoradora de vitrines sofre pela ausência do namorado e por um crescente desejo de gravidez. Quando dá abrigo a uma trabalhadora boliviana, surge uma inesperada possibilidade.

“Meu Mar”, de Carlos Marcelo (DRAMA)

Uma família tenta obter o alvará de funcionamento de um aquário quando o patriarca é brutalmente atacado pelo tubarão que dá cara ao empreendimento.

“Mortalha”, de Michel Gentil (WESTERN)

Um talentoso e destemido pistoleiro contribui para manter a ordem num árido e seco sertão, mas quando é desafiado para um último serviço todo o seu currículo parece vir cobrar pelas acções do passado.

N

“Nossa Senhora do Caos”, de Tricia Carvalho (DRAMA / COMÉDIA)

Uma jovem de atitude descomprometida e alguns quilos a mais alimenta a ideia de rumar para uma nova vida em Portugal, mas as vicissitudes do Rio de Janeiro vivem entranhadas nela.

O

“O Atentado”, de Leonardo Faria (DRAMA)

Os membros de uma família de classe média, com diferentes pontos de vista sobre a sociedade, debatem-se com o comportamento auto-destrutivo do pai – uma bomba em potência.

“O Espaço Infinito”, de Leo Bello (DRAMA)

Uma jovem estudante de astrofísica sofre uma alteração psicológica após uma viagem com o namorado e debate-se para conseguir recuperar a sanidade.

“O Filho Único”, de Filipe Isensee (DRAMA)

Uma professora tenta superar o suicídio do filho e encontra uma possibilidade de reaproximação projectada numa outra criança.

“O Furo”, de Lívia Prata (POLICIAL / COMÉDIA)

Quando uma perigosa dupla de criminosos anda por apanhar e uma criança desaparecida por encontrar, todas as esperanças recaem nas inovadoras ideias de um jovem que sempre sonhou ser um grande repórter.

“O Novelo”, de Célia Fraga (MISTÉRIO / TERROR / DRAMA)

Uma jovem mulher cai nas graças de uma aparente bruxa local e, ao sofrer maus tratos da abastada família a quem presta serviço, começa a alterar o seu registo.

“Os Amantes Anónimos”, de Gabriel Jubé (DRAMA / ROMANCE)

Um casal faz do mistério e do anonimato o segredo da relação mas tudo se começa a complicar quando optam por começar a revelar a verdade.

“Os Autógrafos de Aristófanes”, de Guga Caldas (DRAMA / THRILLER / ROMANCE)

Uma jornalista investiga o autor de uns misteriosos autógrafos e ajuda-o a ganhar a visibilidade que este nunca tivera. Quando uma série de assassinatos começa a ganhar forma, o invisível assume um inesperado protagonismo.

“O Segredo da Caneta”, de Rafael de Oliveira (FANTASIA / AVENTURA)

Um adolescente descobre uma milenar e poderosa caneta que é capaz de fazer acontecer aquilo que escreve, mas debate-se com a condição de que não pode escrever nada sobre ele próprio.

“O Show da Lu”, de Pedro Santos (DRAMA)

Uma antiga celebridade televisiva viaja ao encontro da sua agente e amiga de sempre, agora adoecida, para tentar resolver problemas do passado.

“O Silêncio da Guerra”, de Cecília Mouta (DRAMA / ROMANCE)

Um repórter, veterano de guerra, regressa com um trauma e um mistério por resolver.

“Os Meninos da Rua Detrás”, de Simone Cortezão (DRAMA)

Os mais jovens membros de uma família recém-chegada à zona industrial da cidade começam a descobrir os meninos (e os costumes) que habitam o local.

P

“Pedro 42”, de Vinicius Sartori (DRAMA POLÍTICO / THRILLER)

Numa cidade de litoral, um predestinado concorre finalmente ao tão desejado cargo de prefeito mas quando começa a descobrir as trapaças dos predecessores coloca tudo em causa.

“Pindorama: Terra do Açaí”, de Circe Ferreira da Silva (ANIMAÇÃO)

Numa Amazónia futurista e moribunda, as esperanças de preservação recaem num Açaízito cineasta capaz de mobilizar a flora e fauna local.

“Plástico”, de Edison Rodrigues e Tiago Rocha (FICÇÃO CIENTÍFICA / COMÉDIA NEGRA)

Sátira ao mundo hierárquico das aparências e das agências de vendas, através de uma jovem funcionária que está disposta a tudo para se tornar na funcionária perfeita.

“Projeto Terror”, de Camilo Pensa e Luis Sconza (THRILLER / TERROR / COMING-OF-AGE)

Na festa de final de ano, um grupo de adolescentes tenta divertir-se apesar da notícia de fuga de prisão de um homicida local.

S

“Sábado Morto”, de Leonardo Lacca (DRAMA / WESTERN)

Um casal atravessa uma fase conturbada e tudo se agrava quando recebem uma notícia que os faz regressar às origens – terra fértil de um conflito histórico.

T

“Torce por Mim”, de Adriana Passos Mendonça (DRAMA / COMÉDIA)

Um jovem adolescente de família pobre debate-se com a necessidade de arranjar um terno para poder participar numa festa de dança e a solução está num plano que tem tudo para correr mal.

“Travessia”, de Eddy Fernandes e Denis Pessoa (DRAMA / ROMANCE)

Um adolescente, recém-orfão, muda-se para uma casa familiar e começa a construir uma forte relação com o tio que o acolheu.

“Tributos”, de André Mateus (DRAMA / ROMANCE / MUSICAL)

Os membros de uma banda de tributo aos Xutos e Pontapés precisam de conseguir resolver os seus problemas individuais para continuar no activo e encontrar a originalidade musical que sempre perseguiram.

U

“Uma Linha de Cor Invisível”, de Helena O. Ferreira (DRAMA / ROMANCE)

Uma mulher em processo de separação conhece uma nova pessoa que irá colocar em causa o seu modo de vida e as próprias convenções sociais que julgava ter bem definidas.

V

“Victoria e Creusa”, de Barbara Barreiro (DRAMA)

O espírito de uma loira vistosa com comportamento erróneo e de família rica encarna no corpo de uma mulher negra e de família pobre.