GUIOTECA 2018

FINALISTAS

“Alternativa D”, de Letícia Fudissaku (COMÉDIA DRAMÁTICA / COMING-OF-AGE)

Uma aspirante a advogada vê a sua carreira ameaçada pelo preconceito quando descobre que o seu professor é Drag Queen e vai ter de lutar para impor os seus ideais.

“Blush”, de Rodrigo de Vasconcellos (DRAMA)

Moça retorna à cidade natal após uma década afastada para competir na maior competição feminina da região: Rainha do Rodeio. Além dos jurados, ela terá de provar-se merecedora do título para a mais famosa vencedora da competição, a Rainha das Rainhas de Americana.

“É Lá Que Eu Quero Morar”, de Mariana Carrara (DRAMA)

Duas famílias muito próximas são distanciadas abruptamente após tragédia acometer a filha de um dos casais. Pais e filhos procuram conviver com a nova realidade e vêem a necessidade de superar o trauma.

“Na Minha Própria Pele”, de Rafael Santos (DRAMA)

Um perturbado adolescente de família ultra-nacionalista tenta se encaixar em um mundo ao qual nunca pertenceu. Ao conhecer uma garota de origem oposta a dele, terá a chance de rever seus conceitos e enfrentar a figura que sempre o assombrou: o seu pai.

“Pantanal VR”, de Thiago Foresti (DRAMA / COMING-OF-AGE / VR)

Imerso em seu aparelho de realidade virtual, Marcelo é suspenso da escola e seus pais decidem que o melhor será ele passar uma temporada na casa de sua avó no Pantanal.

“Uma Linha de Cor Invisível”, de Helena O. Ferreira (DRAMA / ROMANCE)

Uma doutoranda em rescaldo de relação amorosa conhece uma pessoa que irá colocar em causa todas as suas convenções sociais.

“Zumbido”, de Thiago Foresti (SOCIAL / DRAMA POLÍTICO)

Numa rede de personagens entre uma família de Brasília e um frentista surdo temos um panorama da crise política com o Impeachment de Dilma Rousseff.

0-9

“1 Milhão de Amigos”, de Marcus Neto (DRAMA)

Após ter sua carreira brevemente abalada por uma onda de ódio cibernética, Youtuber fará de tudo para reconquistar seu posto de sucesso na internet.

A

“A Estação”, de Cristina Maure, Jimena Castiglini e Joana Oliveira (DRAMA)

Uma mulher chega a uma estação aparentemente inactiva e fica hospedada numa misteriosa pensão enquanto não chega o próximo trem.

“Agropunks!”, de Vinícius Caipira (COMÉDIA / DRAMA / TEEN)

Um jovem vocalista de uma banda rock adolescente tenta encontrar o rumo que lhe permita superar a perda do pai.

“Alphaville Pizza”, de Frances Jones (COMÉDIA / SÁTIRA)

Um entregador de pizza vê o seu lugar ameaçado com a contratação de um robô e inicia uma competição que irá colocar em causa o papel da tecnologia nos tempos que correm.

“Anna D’África”, de Branca Maria de Paula (DRAMA / ROMANCE)

Após tentar fugir de casa, Anna é obrigada a casar com um homem indicado por seu pai sendo que seu coração já pertence a Conrado.

“As Estranhas Vidas de Alice”, de Regiane Margonar Reis (DRAMA)

Alice é a reencarnação de uma mulher francesa do Sec. XVIII, Catherine. O seu ex-namorado, psiquiatra, começa a investigar a vida dela numa tentativa de arranjar alguma forma para ajudá-la.

“A Valsa do Caos”, de Rodrigo Pires (ROMANCE / COMÉDIA)

Três pares trapaceiam a apresentação de um negócio num hotel através de um esquema em que nada do que parece o é.

“A Véspera”, de Danilo Matos (DRAMA)

Um homem está com problemas de dinheiro e tem a renda atrasada. No dia em que o colega de casa se ausenta, ele esquece-se das chaves dentro de casa e apercebe-se do absurdo que é o seu trabalho e de quão vazia de sentido é a sua vida.

B

“Bacia das Almas”, de Gabriel Paixão (DRAMA / SUSPENSE / FANTASIA)

Três sereias fogem do mar rumo ao mundo terrestre. A breve convivência em sociedade irá forçá-las a entender as mazelas que afligem o mundo.

“Beco dos Surfistas”, de Marco Martins (DRAMA / FAMÍLIA)

Mãe e garoto se mudam para uma comunidade praieira no sul do Brasil, o Beco dos Surfistas. Os obstáculos que lá surgem vão bem além da mera adaptação, como a especulação imobiliária que põe em risco o futuro dos moradores desta região.

“Boate Paradise”, de Peter Klug (COMÉDIA / DRAMA)

Uma freira recebe a notícia de que sua mãe, a princípio desaparecida, está morta. Com a novidade, outras informações sobre o passado e presente da noviça vêm à tona.

C

“Campo dos Sonhos”, de Julia Martins (DRAMA / FANTASIA)

Em um mundo onírico, bailarina procura encontrar explicações para suas fortes dores no peito enquanto tenta separar o sonho do real.

“Caravana”, de Gustavo Brandão (DRAMA / ROAD MOVIE)

Um pai, cada vez mais desligado da família, é convocado para liderar uma viagem familiar à gravação de um programa televisivo.

“Carolina”, de Eli Ramos (DRAMA HISTÓRICO)

Baseado em fatos reais, esta é a história da escritora Carolina Maria de Jesus. Além de superar sua situação de extrema pobreza, ela terá também de aprender a lidar com o oportunismo que virá junto com o sucesso e o dinheiro.

“Casa Sem Dono”, de Alvaro Furloni e Mario Furloni (DRAMA / THRILLER)

Devido ao inesperado falecimento de um vizinho, jovem moça observa com desconfiança os supostos novos proprietários da casa: os irmãos do falecido.

“Cauã”, de Alena Brito (FANTASIA / ROMANCE)

No auge do ciclo da borracha na região amazônica, um amor improvável entre uma moça pertencente a alta sociedade belenense e um estranho selvagem abalará as forças sobrenaturais que permaneciam adormecidas naquelas terras.

“Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, de Artur Costa e Matheus Oliveira (AVENTURA / COMÉDIA / ACÇÃO)

Cozinheiro arrogante almeja o título de melhor cozinheiro aventureiro do mundo. Para isso, terá de vencer a competição mundial “Convergência de Sabores” e provar para todos a sua volta e a si mesmo se de fato é merecedor de tal título.

“Confete”, de Juliana Milheiro (MUSICAL / ROMANCE / DRAMA / COMÉDIA ROMÂNTICA)

A vida e a cor do carnaval do Rio de Janeiro incide, de forma mais ou menos voluntária, na rotina de vários personagens.

“Coroa Branca”, de Ângela Coradini e Felippy Damian (FANTASIA / DRAMA SOCIAL)

Um rapaz que trabalha como segurança, uma jovem advogada e uma professora universitária. Três histórias aparentemente distintas se cruzarão conforme empenham-se em demasia por suas ambições profissionais.

D

“Deitado de Sapatos”, de Lu Teixeira, Felipe Sant’Angelo e Mauro Giuntini (DRAMA)

Gegeu lida com a morte do pai e escreve obituários. Ao ser demitido e tentar escrever seu livro, conhece Barbara que lhe dará uma outra perspectiva sobre o que é estar vivo.

“Desconstrução Mágica”, de Fabio Yamada (DRAMA / THRILLER / FANTASIA / LGBT)

Um médico, um polícia e um palhaço vivem a plenitude da sexualidade de forma encoberta.

“Devagar se Vai ao Longe”, de Giuliana Heberle (COMÉDIA / ROAD MOVIE)

Um grupo de jovens arquitectos partem numa viagem com destino ao Uruguai para tentar salvar a empresa da falência.

“Dismorfismos”, de Fabio Yamada (DRAMA / THRILLER / FANTASIA)

Duas famílias interpõem-se nas problemáticas sociais que as aproximam e que as separam.

“Dora, Vera, Sara, Flor”, de Filipe Meira (DRAMA)

Uma ex-prostituta octogenária pede a sua neta que busque algo que lhe pertence numa área próxima. Enquanto isso, o Circo Surreal chega à região trazendo consigo dois leões.

“Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito”, de Leonardo Costa (DRAMA)

Um homem adopta um cachorro para tentar suprir a ausência da falecida esposa e uma mulher despede-se para tentar superar a perda do marido, mas o caos e inesperadas revelações do mundo que davam como certo coloca-os em desafiantes situações de limite.

E

“El Niño”, de Marcelo Filho (DRAMA / THRILLER)

Um jovem intercambista com dificuldades financeiras descobre uma forma de “criar” dinheiro. A ganância e o destemor, contudo, podem levá-lo a um caminho sem volta.

“Envergadura”, de Pedro Harres (DRAMA / REALISMO MÁGICO)

Uma terapeuta debate-se com as episódicas sessões de pacientes com uma capacidade invulgar: o desejo ou a possibilidade de voar.

“Espiões”, de Olga Reis Costa (SUSPENSE)

Casal de agentes policiais resolve deixar tudo para trás em prol de desbravar o mundo. No caminho, uma ameaça iminente fará com que os dois se empenhem em resolver o mistério antes de seguir com a viagem dos sonhos.

F

“Fantina”, de Celio Dutra e Eduardo Benaim (DRAMA / HISTÓRICO)

No final do séc. 18, mucama pertencente a uma sinhá viúva aspira secretamente a liberdade de seu povo. A chegada de um novo sinhô na casa-grande alimenta o sonho pela alforria, enquanto cresce um sentimento de insegurança na jovem escrava.

“Fragmentados”, de Mónica Ribeiro (DRAMA)

Devido ao falecimento do odiento pai, dois problemáticos irmãos seguem rumo ao norte do país onde ocorrerá o funeral, ao passo que tentam superar os traumas do passado e encontrar o verdadeiro sentido da palavra irmandade.

H

“Hamster”, de Georgina Castro (DRAMA / FEMINISTA)

Uma enfermeira de 35 anos vive numa pensão em São Paulo com mais 5 mulheres. As suas vidas nunca se cruzam. Até que uma menina ainda estudante se muda para a pensão e, com o seu ímpeto juvenil, consegue unir o grupo de 6 mulheres, fazendo sobressair o melhor e o pior de cada uma.

“Herança”, de Tristão (ACÇÃO / POLICIAL)

Após a chacina da família Flores, é iniciada a investigação para prender os suspeitos.

I

“Inodora Incolor Insípida”, de Igor de Lyra (DRAMA / THRILLER)

O pai de uma criança autista encontra na terapeuta do filho um possível rumo emocional, mas as suas aspirações políticas são colocadas em causa pela ameaça à privacidade.

“(In)Visíveis”, de Alexandre Lima (DRAMA)

Jovem rapaz persegue sonho de se tornar um militar da aeronáutica enquanto tenta criar seu próprio espaço dentro deste ambiente repleto de preconceito e autoritarismo.

L

“Lafond”, de Susan Kalik (DRAMA)

Jovem ator é escalado para ser a estrela de um monólogo baseado no ator e transformista brasileiro Jorge Lafond. Com este novo desafio à frente, o artista busca formas de incorporar a personalidade que interpreta enquanto tenta lidar com a própria vida.

“Livramento”, de Maria Moran e Lilla Halla (DRAMA / COMING-OF-AGE)

Uma garota de 15 anos descobre que está grávida. Ao enfrentar o pai e opiniões diversas de amigos e parentes, terá que tomar a maior decisão de sua vida.

M

“Michele”, de Grace Maya (THRILLER / CRIME)

Uma mulher inicia um plano justiceiro para castigar comportamentos machistas na sociedade.

“Migalhas e Restos”, de Mário Cenicante (DRAMA / COMÉDIA)

Senhora com aspirações políticas, decide contratar atores para fingirem ser seus pais, filhos e marido, tudo em proveito de uma imagem pública ilibada. Ao conviver com seus novos familiares, ela percebe-se compartilhando sua vida íntima com desconhecidos.

“Miopia”, de Samuel Bovo (DRAMA)

Após um desastre ambiental, um novo centro médico acolhe os afetados pelo acidente. Paralelamente, uma das médicas desconfia dos reais interesses dos dirigentes do hospital em ajudar os moradores da região.

N

“No Incrível Mundo de Utron”, de Regiane Margonar Reis (FICÇÃO CIENTÍFICA)

Um planeta distante está governado pelo mundo das trevas. O governador anterior que estabeleceu a paz, a harmonia e o conhecimento, reaparece como uma criança de 14 anos e, juntamente com o seu amigo urso polar, assumirá a missão de liberar o planeta do mal.

“No Pico das Agulhas”, de Adriana Jungbluth (DRAMA / AVENTURA)

A nova condutora de escaladas é designada para acompanhar seu primeiro grupo. Por coincidência, um dos integrantes é um velho conhecido e eventualmente, mencionarão em questões não esclarecidas do passado.

O

“Oceânico”, de Emanuel Brauna (DRAMA)

Um rapaz nas vésperas do seu casamento busca na relação com a própria mãe explicações que possam esclarecer os rumos que sua vida tomou.

“O Debut de Teresa”, de Rita Piffer e Sara Stopazzolli (DRAMA)

Uma jovem adolescente recebe uma inesperada notícia que coloca em causa todo o processo de preparação para o baile de debutantes.

“O Homem Bateu Em Minha Porta”, de Elton Brito (DRAMA)

Após o repentino falecimento de sua esposa, homem atende a seu último pedido: informar a sua morte aos familiares que não via desde pequena.

“O Homem Desenquadrado”, de Luciano Caldas (COMÉDIA / ROMANCE)

No esquecido departamento de correspondências de uma revista trabalha um senhor de meia idade. Lá, ele acompanha as mudanças do mundo com uma certa sensação de não-pertencimento até que um dia resolve agir por conta própria.

P

“Pantera”, de Guilherme Macedo (DRAMA)

Um exibicionista num clube de travestis, transformistas e Leopardos, faz todos os possíveis para se juntar à sua namorada quando esta decide ir para Paris.

“Pedra Canga”, de Severino Neto (DRAMA)

Uma lutadora de MMA está numa corrida contra o tempo para atingir o peso certo e, quando o seu filho adoece, vê-se forçada a aceitar a ajuda do pai e a lidar com as consequências.

“Poder de Escolha”, de Thaís Pimentel (DRAMA)

Mulher profissionalmente bem-sucedida decide largar o emprego em busca de uma ocupação que realmente lhe satisfaça. Enquanto tenta encontrar um caminho para si, ela precisará enfrentar família, amigos e sociedade que insistem em duvidar de suas escolhas.

Q

“Quase Iguais”, de Thaís Bologna e André Queiroz (DRAMA / SOCIAL)

Um jovem de classe média-alta é colocado numa escola pública e, vítima de bullying, precisa de encontrar soluções para equilibrar o seu quotidiano.

“Que Deus Nos Perdoe”, de Marcelo Assumpção (ACÇÃO)

Um assessor tem que assegurar que tudo corre bem com um traficante de drogas de visita ao país quando a filha do Senador morre e o dinheiro para esse traficante desaparece.

R

“(R)Egresso”, de Vinícius Mariano (DRAMA)

Após 10 anos na cadeia, Miguel volta para casa e busca a verdade sobre seu passado e quem é de fato a família que o tirou de lá.

S

“Saçurá”, de Santiago Dellape e Davi Mattos (TERROR / AVENTURA)

Um grupo de crianças é sequestrado por bárbaros soldados garimpeiros e é escoltado pela mata onde vive o espírito das sombras Saçurá.

“Salomé”, de Andre Antonio (DRAMA / FICÇÃO CIENTÍFICA)

Em uma Recife mergulhada num estado de exceção, Salomé é uma modelo não-binária que performa em raves clandestinas. Com um surgimento de um grupo de rebeldes se opondo violentamente contra o estado, Salomé se vê cada vez mais atraída por um de seus integrantes.

“Sob o Mesmo Teto”, de Sergio Sbragia (DRAMA)

Uma mãe desconfia que o filho é homossexual e, recusando-se a aceitar esse facto, enceta um plano para o tentar desvirtuar dessa intenção e manter protegido na comunidade de periferia em que residem.

“Sob o Sol, Sob o Céu, Sob o Solo”, de Henrique Nogueira Neme (DRAMA)

Com grave doença, rapaz decide passar os últimos dias de sua vida na fazenda onde sua família viveu por gerações. Lá, terá a oportunidade de se conectar com seus antepassados enquanto conta os dias até a sua morte.

T

“Terra de Cegos”, de Bruno Torres e Di Moretti (DRAMA)

Incrustados na imensidão da Amazônia, um andarilho e uma família de nativos cruzam seus destinos na medida em que o desmatamento ilegal cresce vertiginosamente.

“Terroristas do Bem”, de Tamanduá Jabuticaba (ACÇÃO / DRAMA POLÍTICO)

Após uma bomba explodir em um shopping, um grupo de teatro é suspeito e o estagiário da polícia entra em conflito com seus objetivos profissionais e amigos artistas.

“Tiros e Tirania”, de Marcos Antonio (SUSPENSE)

Uma delinquente acaba por ser levada para uma quinta de caçadores de humanos, fruto de uma negociata da chefe.

“Torniquete”, de Ana Catarina Lugarini (SUSPENSE)

Uma família de mulheres entre o desejo de vender a casa de família e o medo de a deixarem ir.

U

“Uiramutã”, de Pedro Pantoja (ANIMAÇÃO / COMÉDIA)

Após o novo líder do bando ameaçar deixar sua mãe ferida para trás, jovem capivara corre contra o tempo à procura de uma flor com propriedades regenerativas. Paralelamente, um grupo de carcarás ronda a região ameaçando todo o bando.

“Um Povo Educado”, de Diego Lara (DRAMA HISTÓRICO / AVENTURA)

Um alemão chega a uma cidade brasileira e contrata um guia para atravessar a Mata Atlântica. No meio da viagem, descobre que esse guia é um bugreiro, um assassínio de índios.

V

“Vidas Roubadas”, de Ligia Marino e Mariana Konders (DRAMA)

História mosaico de uma mãe de família que trai o marido com uma mulher, uma prostituta que confia demais num homem, uma ladra profissional de quadros e uma enfermeira.

“Vida Sustenida”, de Guilherme Motta e Armando Gouy (DRAMA)

De retorno a São Paulo para trabalhar na empresa da família, neto enfrentará seus parentes próximos em busca de uma solução digna para seu avô, dono da firma, que sofre de alzheimer.

W

“WU, $ 22,40 USD”, de Caré (DRAMA)

Um desempregado recebe uma herança e tenta chegar ao ponto mais Sul da América. A viagem até ao fim do mundo é também uma viagem às suas mais profundas e negras memórias.