GUIOTECA 2022 (LONGAS)

FINALISTAS

“A Marcha Discreta”, de Tiago Machado (DRAMA / HISTÓRICO)

Quando Ribeiro, senhor de terras e vinho do interior remoto de Coimbra de 1907, é convidado a alinhar num esquema de contrabando de informação clandestina, julga ter encontrado a solução para salvar a herança e o nome da decadência.

“A Onça”, de Emanuel Lavor (DRAMA / FANTASIA)

DIRA (60) e BIDÔ (60) são um casal de agricultoras que vive em um terreno rodeado pelo Cerrado selvagem, onde a seca severa e os incêndios próximos ao terreno afetam o plantio. Após a morte da filha, YARA (30), Dira traz o neto MATIAS (10) para viver com elas no campo.

“O Aquário Mais Belo do Mundo”, de Bruno Assis Peralta (DRAMA)

William constrói aquários. Ele conhece Madame Zadkine, uma ex-diva, que quer ter “o mais belo aquário do mundo” na sua mansão. E se, tal como os peixes num aquário, a harmonia fosse possível entre duas espécies de seres humanos vindos de ambientes em tudo se opõe?

“Tarântula”, de Mario Oshiro (DRAMA)

No Brasil dos anos 80, para tirar de circulação as travestis sob o pretexto de combater a Aids, a polícia deflagrou a Operação Tarântula. É nesse cenário que conhecemos Alice, travesti e amante de Rui, um policial casado e pai de família.

“Vidas”, de Patrícia Moreira (DRAMA)

Vitória, uma mulher negra bem-sucedida, vive uma vida feliz ao lado do companheiro. Porém, a notícia da gravidez desabrocha uma ferida oculta no seu interior, levando-a a ter crises de autoagressão e a cogitar interromper a gravidez. Numa tentativa de cura, ela recorre à hipnoterapia para descobrir a origem do seu medo e permitir-se dar um novo sentido à maternidade.

SEMI-FINALISTAS

“Até o Amanhecer”, de Lara Carvalho (DRAMA / FANTASIA)

Paloma muda de região e começa a ter insônias e a ver assombrações ao mesmo tempo que conhece a sua nova vizinha, que a comunidade chama de Bruxa. Ao ficarem amigas, o passado das duas vai se revelando, marcado por mortes, traumas e o fantasma de uma violenta guerra.

“Cândido”, de Guilherme Freitas e Samir Cheida (DRAMA HISTÓRICO / BIOPIC)

João Cândido lidera uma revolta de marinheiros para acabar com um castigo dos tempos da escravidão. Preso e acusado de traição, enfrenta o comando da Marinha e prova que ele e companheiros lutam por dignidade e igualdade racial.

“Delivery”, de Manoel Neto (DRAMA)

Uma entregadora de comida faz um extra traficando drogas em circuito reduzido. Frente ao início da pandemia, ela forma uma parceria com uma colega rica que elitiza sua clientela. O negócio rende, mas um homem misterioso começa a persegui-la.

“Nós, Terra”, de Raquel Medeiros (DRAMA)

Na Ilha de São Tomé, uma menina de oito anos descobre que vai se mudar para Portugal junto da avó que a criou. Em suas últimas brincadeiras na praia com os primos, ela descobre uma casa abandonada e desenvolve um fascínio pela mulher que lá vive. 

“Rebeldia Resignada”, de Rafael de Campos (COMÉDIA DRAMÁTICA)

Os sonhos e planos de Vitor e Ricardo esmoecem à medida que se deparam com as faltas de oportunidades da classe baixa brasileira.

0-9

“10 Hectares”, de Felipe Sabugosa (DRAMA)

Numa ilha, pai e filho se isolam de um mundo tomado por um vírus. Porém, o surgimento inesperado de uma garota ameaça a harmonia do lugar.

A

“A Casa ao Lado”, de Giovanna Romano (TERROR / SUSPENSE)

Um casal muda de casa após uma tragédia familiar para tentar recomeçar. Quando conhece a vizinha da frente, a mulher fica obcecada com a relação dela com o marido. À medida que descobre o que se passa na vida da vizinha, a mulher vai também descobrindo o que se passa na sua própria relação.

“Adoção”, de Jeam Camilo (DRAMA)

Lena está em cuidados paliativos devido a um câncer, mas o surgimento da jovem Maíra em sua vida promete ressignificar o seu conceito de maternidade.

“A Feia”, de Filipa Brás dos Santos (TERROR)

Um homem viúvo, deprimido, e sua jovem filha inconsolável com a morte da mãe. E a vivência do luto através da perspectiva mais emocional – e visceral!

“Água Vermelha”, de Marisa Merlo e Leonardo Amaral (DRAMA)

Resiliente, a família de Dadá suporta a vida até que uma queixada trás à tona os reais instintos de oprimidos e opressores.

“Amici”, de Gonçalo Braga e Larissa Matulevicius (DRAMA / LGBTQ+)

Miguel é um jovem que acaba de perder seu melhor amigo. No dia do velório conhece Felipe e seus sentimentos afloram de maneira singular dando espaço para uma paixão de verão que cresce até o primeiro amor verdadeiro na vida destes jovens. 

“Amor dos Meus Sonhos”, de Bruno Mattheus (COMÉDIA ROMÂNTICA / TEEN)

Nick se muda do interior para a cidade grande atrás do amor de seus sonhos, passa por uma transformação e o que acha é o amor de sua vida.

“A Mulher Que Não Chorava”, de Mónica de Almeida (DRAMA)

Internada no hospital e com pouco tempo de vida, Felícia conta a história do seu passado. Desde o espírito inocente e sonhador que a acompanhava na juventude, ao enorme sofrimento fruto da morte dos dois primeiros filhos ainda bebés e do marido, à tentativa de reconquistar a felicidade num novo casamento que acaba por se revelar abusivo.

“Anamnese”, de Nuno Barradas (DRAMA)

Num dia comum, Miguel acorda sem ver as cores. Desesperado, ele parte em busca de uma solução e acabará encontrando muito mais do que espera.

“Andar 7 1/2”, de Bruno Mattheus (COMÉDIA ROMÂNTICA / TEEN)

Tirza e Cadu são opostos, mas ficrem presos em um elevador lhes mostra o extremismo de suas visões.

“A Poeira dos Dias”, de É Só o Amor (DRAMA)

Após uma revelação da mãe, um rapaz pobre do interior investiga um possível parentesco com o dono da fábrica onde trabalha. Quanto mais se aproxima da verdade, mais desencadeia reações violentas do homem que o criou. 

“Arquitetura de Um Afeto”, de Manoel Neto (DRAMA / HORROR)

Catherine é uma mãe consumida pelo peso da culpa da morte do filho que morreu dentro do carro, esquecido pela própria. Com a audiência a se aproximar ela terá que lidar com os familiares e vizinhos que a vêem como uma assassina. 

“Assento Preferencial”, de Marcela Servano (DRAMA)

Uma jovem enfermeira que mora com o avô doente recebe a incumbência de cuidar do idoso mais ranzinza e grosseiro da casa de repouso onde trabalha. Entre tapas e beijos, surge uma amizade que fortalece a relação de ambos com suas famílias. 

“A Voz de Todas as Coisas”, de Bruna Steudel e Mike Ale (COMÉDIA / DRAMA / AVENTURA INFANTIL)

Uma menina autista que quando tem medo se transporta para um mundo imaginário sombrio. Quando sua avó precisa ir para o hospital, ela embarca numa aventura com sua amiga entre, o mar, floresta e trem para conseguir encontrá-la, e tudo isso com a ajuda de um colar mágico que faz com que escute as vozes de todos os elementos e objetos do mundo. 

B

“Beber sem Brindar”, de Bruno Mattheus (COMÉDIA)

Cirlene atravessa uma divertida jornada em que crenças e mandingas norteiam sua vida até aprender a escutar sua própria fé e coração.

“Black Friday”, de Flávia Lins de Vasconcelos Orlando (THRILLER)

Uma apresentadora de TV, um roteirista e um chef de cozinha que trabalham em um canal de vendas correm o risco de serem demitidos. Ao conhecerem Isabela, uma jovem criativa e com um passado misterioso, os três terão a última noite de suas vidas.

“Blatta”, de Dino Galeazzi (WESTERN)

A inusitada presença de um vingador estrangeiro detona o já violento dia-a-dia de uma pequena região do nordeste brasileiro.

“Broken Hills”, de Gabriella Spaciari (DRAMA / SUSPENSE)

Sophie se afasta de sua família para de longe aprender a compreendê-la e aceitá-la.

C

“Chapa”, de Danilo Teixeira (DRAMA / ROAD MOVIE)

Camila é uma ajudante de caminhoneiros traumatizada pela morte de seu filho. Quando um garoto chamado Wesley aparece na beira da estrada, uma forte ligação nasce fazendo com que memórias marquem o presente repleto de culpa. 

“Chifruda”, de Soraia Gomes (DRAMA / TERROR)

Anós após o acidente que deixou o filho tetraplégicco, Andreas sai de casa e deixa Cris, que tinha abdicado da carreira de médica para se dedicar à família, sem qualquer tipo de suporte financeiro. Desesperada entre ter de cuidar do filho e precisar de ganhar dinheiro, Cris conhece George, que lhe abre as portes para o mundo do BDSM, e torna-se numa dominatrix, descobrindo um lado poderoso de si mesma que desconhecia até então.

D

“Dia de Pagamento”, de Lucas Abrahão (THRILLER)

Após ver seu filho mais velho seguir seus passos no crime organizado, um homem de meia-idade parte para o interior do Brasil com a caçula no colo. Anos mais tarde, um antigo parceiro aparece para lembrá-lo de uma dívida que ficou pendente. 

“Dia Santo”, de Heitor Flumian (DRAMA)

Um jovem em ascensão no mercado publicitário parte de carro para o interior do Brasil a fim de visitar o pai doente. Na estrada, ele conhece algumas figuras excêntricas e acaba se envolvendo em um crime.

E

“E-Void”, de Guerreiro (DRAMA / FICÇÃO CIENTÍFICA)

Num futuro distópico, um grande conglomerado manipula o inconsciente humano através de óculos de realidade virtual. Quando uma funcionária se depara com uma brecha no sistema, ela mergulha em universos paralelos e desestabiliza a dinâmica de poder.

“Ema”, de João Ramos e Paula Valentim Guerreiro (DRAMA)

Ema herda uma casa conhecida como a “casa da bruxa”. As beatas acusam Ema de bruxaria e tentam expulsá-la da aldeia, mas quando o padre prova os seus bolinhos, protege-a. Ema conhece o bibliotecário da aldeia ao lado que se apaixona por ela. Dada à sua natureza solitária, Ema tenta fugir ao amor, mas não consegue.

“Eu Visto Corpos Para Viver”, de Filipe Amorim (COMÉDIA)

Joel é um jovem que trabalha a vestir corpos de defuntos para velórios numa morgue. Ao apaixonar-se por Sara, apresenta-lhe o seu universo peculiar em detalhes ao mesmo tempo que descobrimos as diversas facetas de um Joel que pode estar além daquele próprio corpo. 

F

“Favo”, de Max Esteves (SUSPENSE / GORE)

Décadas após perder o irmão gêmeo num acidente, Frederico cruza seu caminho com Gegê, um aspirante a cineasta que promete mudar sua vida para sempre.

“Fissuras”, de Bruno Mattheus (DRAMA)

Após a morte do patriarca, a família Da Veiga é obrigada a lidar com verdades incômodas e as intransponíveis características enraizadas da elite brasileira.

“Futuro do Pretérito”, de Rose Bud (DRAMA)

Os processos emocionais de dois refugiados cujas vidas se cruzam e reconstroem (sempre parcialmente, nunca totalmente) no Rio de Janeiro.

I

“Inimigo da Nação”, de Guilherme Cardoso Otoni Pinto (THRILLER / POLICIAL)

Real e seus comparsas traçam um plano maquiavélico e midiático contra a classe política brasileira enquanto o honesto inspetor Daniel tenta a todo custo impedi-los.

J

“João e Maria da Vida Real”, de Sandro Leonardo dos Santos (DRAMA)

Ao contrário da restante família conservadora, João sempre apoiou o seu irmão Tiago no que toca a sua orientação sexual, tendo inclusive passado por muitos sacrifícios para pagar a dívida que este acumulou enquanto prostituto travesti. Mas tudo muda quando começa a desconfiar da orientação sexual do seu próprio filho.

K

“Kupên”, de Marcelo Dexter (THRILLER)

Devido à infertilidade de Ricardo, Sarah decide que ambos deviam ir à manifestação religiosa, Círio de Belém de Pará, esperando que aconteça algum milagre. Durante a viagem passam por um momento sobrenatural, acabando nus e abraçados um ao outro, sem se lembrarem de nada. A partir daí, começam a cruzar-se com pessoas bastante suspeitas seguidas, de eventos misteriosos.

L

“Limites”, de Fábio Yamada (DRAMA / TERROR / FANTASIA)

Quatro vidas que se cruzam em seus piores momentos e cujos fins dependerá de pequenas atitudes tomadas ao longo da jornada.

M

“Malphas”, de José Eduardo Fonseca (TERROR)

Filipe, um médico psiquiatra, está prestes a apresentar a sua tese de doutoramento, mas dias antes da defesa, um novo paciente abala seu ceticismo científico.

“Memórias Lembradas”, de Juliana Chagas Gouveia (DRAMA)

Uma assessora de imprensa de esquerda luta para proteger a irmã caçula de um terrível segredo familiar que descobriu ao investigar episódios de tortura e violência policial nas comunidades do Rio de Janeiro.

“Michela”, de Guerreiro (DRAMA)

Mulher é raptada e mantida em cárcere privado onde é abusada sexualmente. A única forma de escapar é desvendando o seu próprio passado.

“Minha Herança Não Será a Tua”, de Thaís Olivier (COMÉDIA DRAMÁTICA)

Isabel descobre que sua neta de 15 anos está grávida. Durante uma semana que tem a guarda das crianças longe da mãe, suas colegas da igreja decidem organizar uma viagem para a Argentina para ver o Papa. É com esta oportunidade que Isabel e Valentina descobrem que o aborto na Argentina é legalizado e será muito mais seguro irem até lá.  

“Morada das Lágrimas”, de Nádia Maria (DRAMA / TERROR / SUSPENSE)

Insatisfeitos com os seus antigos empregos, Allan e Elisa mudam para a cidade onde herdaram um casarão que traz consigo a lenda de que aconteceu um crime lá. Passado algum tempo, Elisa começa a sentir-se observada na sua residência.

O

“O Cachorro da Mãe”, de Caio Leão (DRAMA / COMÉDIA)

Daniel regressa a casa para participar na homenagem a sua mãe, uma renomada cantora. O amor e carinho que partilha pelo cão de sua mãe ajuda a reforçar os laços  familiares com seu pai. 

“O Catador de Desejos”, de Ana Serafini (DRAMA / COMÉDIA)

O anjo Willow é enviado para uma missão na terra: coletar os desejos que os seres humanos fazem quando jogam moedas em fontes, porém nessa missão ele acaba por desejar que este sistema todo acabe. Com a confusão criada, o reino dos céus irá eliminar todos os desejos da terra.

“O Craque do Bairro”, de Hélio Portela (COMÉDIA)

O diretor de um clube de futebol português consegue apoio de um empresário para contratar de forma indevida um jogador muçulmano em ascensão. Enquanto manipula o rapaz, ele custa a perceber que é também uma marionete nas mãos do patrocinador.

“Odisseia”, de Danielle Araujo Lima (DRAMA / REALISMO MÁGICO)

Em meio a um árduo caminho de superação do medo, uma mãe tenta recuperar a relação com seu filho após viverem intensa violência doméstica. A pandemia os devolve à sua terra de origem onde raízes (naturais e genéticas) possibilitam um caminho para a superação.

“Os Esmeraldas”, de Igor Amarante (COMÉDIA)

Um alquimista descobre uma forma de reproduzir esmeraldas e é assassinado por criminosos ao não revelar sua receita. Alheio a tudo isso, seu neto é procurado por uma organização que revela o papel-chave dele na proteção desse segredo.

“Onde o Mar é Mais Azul”, de Pedro Blu (DRAMA)

No seu último verão em Portugal, Maria conhece Leo, um rapaz de espírito livre que lhe ensinará a olhar sem medo para o próprio passado.

“O Nome é Billy Rei”, de Leandro Reis (COMÉDIA DRAMÁTICA / HÍBRIDO)

Cinco entrevistados narram seus encontros e desencontros com Billy, um personagem carismático e de grande sensibilidade artística cuja jornada transcende as fronteiras do espaço e do tempo. 

“O Rato”, de Giovani Beloto (DRAMA / COMÉDIA)

Em crise de meia-idade, Augusto deixa-se levar pelas opiniões alheias até que um acontecimento o transforma e consegue agir.

“O Sino”, de Djinani Lima (TERROR)

Em um vilarejo em uma reserva natural, todos os habitantes começam a ir embora por conta de uma maldição. Martha não acredita nas lendas e nem no Velho que sua filha Alice vê. Sua negação fará com que ela encontre um destino fatídico que ocorre com todos os personagens: a morte. 

“O Topo”, de Fernanda Sarkis Coelho (DRAMA / COMÉDIA)

Após uma demissão e uma separação, Jane vai morar com a mãe. No fundo do poço, ela encontra esperança ao se tornar consultora de vendas de uma empresa de cosméticos.

P

“Parábola”, de Diego Gianni, Rafael Waltrick e Tiago Lipka (TERROR / FICÇÃO CIENTÍFICA / NOIR)

Após a morte do filho, Xavier abdica de tudo obstinado em desvendar o que lhe ocorreu nas horas em que esteve desaparecido e se depara com uma seita que promete a remoção do vazio emocional. Xavier parece ser o único a não querer trocar a verdade pela ausência de dor.

“Parece um Road Movie”, de Mateus Barbosa (DRAMA / COMÉDIA / ROAD MOVIE)

Três irmãos partem rumo à capital na esperança de salvar o pai, gravemente adoentado. No percurso, descobrem mais sobre eles mesmos do que podem imaginar.

R

“Rosas Vermelhas Para Hannah”, de Marcelo Dantas (MISTÉRIO / TERROR)

Um caçador de nazistas descobre que uma família da elite paulistana se beneficiou em segredo das mazelas do Holocausto. Ao se infiltrar na mansão deles como mordomo, ele põe em prática um elaborado plano de vingança. 

S

“Sob o Mesmo Teto”, de Sergio Sbragia (DRAMA / COMÉDIA)

Ciça impõem-se à dura vida de pobreza e administra toda uma família e seus agregados sem abrir mão de seus sonhos.

“Sombra no Espelho”, de Rogério Cathalá e Eva Freire (THRILLER / HORROR / DRAMA / FICÇÃO CIENTÍFICA)

Uma oferta irrecusável de emprego. Uma mudança de cidade. Uma nova vida. Um casal a tentar ter um bebé muda-se para um condominio de luxo, propriedade da empresa. O que parece idílico, pode não o ser. Algo misterioso vigia todos seus passos e desafia as suas vidas e sanidade.

“(Sobre)Vivência”, de Islânia de Almeida Silva e Dijeison Eduardo Ribeiro da Cunha (DRAMA)

A luta de Lavínia para romper os padrões (hábitos, atitudes e crenças) das diversas gerações que traz consigo.

“Sublime”, de Severino Neto (FICÇÃO CIENTÍFICA / COMÉDIA / TERROR)

Após o desastre apocalíptico que alterou os hábitos alimentares da humanidade, uma família reune-se na fazenda para decidir o que fazer com o corpo do Patriarca, tendo em conta as crenças deste e o negócio que a família gere.

“Supernova”, de João Costa van Hombeeck (DRAMA)

Santiago regressa ao local onde viveu em criança. Memórias traumáticas do passado cruzam com eventos do presente, na busca por deslindar um mistério que envolve seus pais.

T

“Telemort”, de Thiago David Ramos de Novaes (MOCKUMENTÁRIO / DRAMA / COMÉDIA)

Mike investiga a invenção de um aparelho capaz de proporcionar a comunicação entre o mundo dos mortos e dos vivos.

“Todo o Amor Que Houver Nessa Vida”, de Marcelo Dantas (DRAMA / LGBTQ)

Um jovem apaixonado por cinema se filia ao movimento estudantil no decorrer da ditadura militar. Lá ele começa um romance às escondidas com um colega da frente revolucionária que não consegue se libertar do próprio machismo.  

U

“Um Ciclo de Aventura – Uma História dos Trigêmeos e a Irmã Mais Nova”, de Alexandre Silva Gonçalves (AVENTURA)

As crianças da aldeia mágica do Jequitibá embarcam numa aventura atrás de respostas sobre a origem do lixo.

V

“Verde Mata com Vermelho Sangue”, de Caio Leão (DRAMA / AÇÃO)

Um militar é incumbido de uma missão. Durante a viagem, encontra duas crianças perdidas em busca do seu avô. Entre perigos e tensões de indígenas e garimpeiros, o militar procura reunir crianças e família.

“Vidas Abertas”, de Amanda Aouad Almeida, José Ari Cabral Junior (DRAMA / THRILLER)

Por medo, o Dr. Thiago sempre ignorou sua mediunidade, até que uma criança em perigo surge e a única forma de salvá-la será através do seu dom inexplorado.

“Vinte nos Oitenta”, de José Renato Lima (DRAMA)

Anos 80: As reviravoltas da história mundial e brasileira são pequenas perto dos entraves que Alberto terá de enfrentar no início da sua vida adulta.

X

“Xote nas Estrelas”, de Pedro Santos (MUSICAL)

Wanderley deprimido pela morte da esposa acaba por conhecer um grupo de ciganos e parte para fora de sua cidade natal enfrentando as dores e amores ao conhecer Marivalda e ser perseguido por um temido Cangaceiro.