FINALISTAS
“A Fundação”, de Guilherme Soares (FICÇÃO CIENTÍFICA / TERROR)
Existe uma organização secreta que protege a Humanidade de anomalias, falhas nas leis naturais do Universo: A Fundação.
“A Presa”, de Valéria Motta (DRAMA / THRILLER)
A promotora Luiza precisa proteger adolescente, vítima de violência doméstica, de dois agressores que se disputam entre si.
“Mangue Sujo”, de Juliana Colares (DRAMA SOMBRIO)
Uma jovem mãe participa da preparação de sacrifícios humanos a um monstro, para manter o filho a salvo dentro da prisão.
“Operação Y”, de Pedro Canais (DRAMA)
Quando um barco é sequestrado no estuário do Tejo, todos os meios são mobilizados. Polícia, Marinha e Guarda Republicana cercam o barco e a operação transforma-se no centro das notícias. O grupo terrorista isola os passageiros e começam as negociações. Mas os terroristas ignoram que há uma inspetora da PJ a bordo.
“Real Oficial”, de João Costa van Hombeeck (COMÉDIA)
Oto ainda era bebê quando sua mãe decidiu que ele seria uma celebridade. Ator mirim, modelo, youtuber, instagramer… Ele fez de tudo. Com 23 anos, seu carisma já rendeu milhões de seguidores e deixou a família rica. Fora das redes, porém, Oto está no limite e inicia um detox digital.
SEMI-FINALISTAS
“A Escola da Vida”, de Ariel Casimiro (DRAMA / COMÉDIA)
Um jovem problemático que foi expulso de várias escolas em diferentes países, entra numa escola em Angola onde o mau comportamento tem como consequência a ida para a guerra civil.
“Furiosa”, de Pablo Félix (DRAMA / DESPORTO)
Uma jovem sonha em ser lutadora de boxe como o seu pai, que foi campeão da modalidade e assassinado pela policia, na noite da vitória, quando ela era criança.
“Heranças”, de Ana Maria Latgé e Marcella Arnulf Piricillo (DRAMA / FICÇÃO CIENTÍFICA)
A vida, os desafios e a luta pelos direitos sob o olhar de várias mulheres ao longo das diferentes gerações.
“Teoria-M”, de Camila Noronha Cruz (DRAMA / FICÇÃO CIENTÍFICA)
Há 25 anos que o mundo acabou mas a esperança de uma mãe de reencontrar a sua filha não morreu. Separadas por diferentes dimensões, ambas lutam pela descoberta do outro lado.
“Três Fronteiras do Oeste”, de Alvaro Ramos (DRAMA / POLICIAL)
Uma agente da federal, que perdeu o filho com uma overdose, tentar desmantelar uma rede de tráfico que envolve homens de grande poder, numa cidade brasileira que faz fronteira com o Perú e com a Colômbia.
A
“Alva e Miguel”, de Sérgio de Brito e Pedro Reinato (DRAMA / POLICIAL / THRILLER)
Um casal é perseguido pela polícia. Ela foi vitima de abusos e escravidão e faz justiça pelas próprias mãos. Ele é um assassino calculista que deixa nas vítimas a sua marca.
“A Caça”, de Clecio Vargas de Oliveira (SUSPENSE / AÇÃO)
Cinco homossexuais são encontrados mortos nas mesma circunstâncias e um investigador gay da delegacia de homicídios fica responsável pelo caso.
“Acção Pedagógica”, de João Soares (DRAMA / COMÉDIA)
Um professor intelectual de 60 anos com dificuldades com as novas tecnologias tem o apoio de um jovem que pacientemente lhe tenta ensinar. Uma dificuldade de comunicação geracional durante o início da pandemia.
“Aerotrem”, de André Zambam de Matos (COMÉDIA)
Um grupo de 6 colegas de trabalho partilham o escritório por trinta anos. Foram contratados para um projecto que ficou congelado no tempo e que os deixou presos aquele local, aquelas pessoas e a um salário certo.
“Amor Virtual”, de Marcos de Bona (COMÉDIA)
Os dramas e aventuras amorosas de três amigos quarentões.
“Arteiro”, de Bruno Tadeu (COMÉDIA MUSICAL)
Um jovem músico talentoso que está no sistema socioeducativo debate-se com a sua adaptação e relação com os restantes jovens, onde a música tem um papel fulcral.
B
“Bravo, Basílio!”, de Paulo J. B. Santos (COMÉDIA)
Uma família rica disfuncional perde tudo de um momento para o outro e é obrigada a ir viver para uma casa antiga e pobre com velhos familiares.
C
“Camisa 10”, de André Pacano (DRAMA / COMÉDIA / DESPORTO)
Uma menina que tem o sonho de ser a melhor jogadora de futebol do mundo, muda de escola e é aceite numa equipa de futebol que precisa de jogadores, da sua energia e motivação para vencer.
“Chamem-me Tarzan”, de Tiago Laranjo (DRAMA / COMÉDIA)
O percurso do histórico westler português que ficou mundialmente conhecido pelas suas vitórias.
“Como Fazer Publi no Purgatório”, de Leandro Souza (COMÉDIA / FANTASIA)
Uma repórter que mantém um caso no trabalho com o chefe morre inesperadamente. Para garantir seu lugar no céu, terá que assumir o papel de anjo da guarda de uma influencer.
D
“Desassossegados”, de Diogo Graça (COMÉDIA DRAMÁTICA)
Uma família de artistas enfrenta vários desafios, individuais e em grupo. O pai, escritor nomeado ao Nobel, a mãe pintora e o filho bailarino, têm dificuldades em encontrar inspiração para as suas artes e uma filha que no meio do drama familiar tenta esconder a sua bulimia.
“Desfocados”, de Diego Gianni (COMÉDIA DRAMÁTICA)
Um vendedor de seguros de vida descobre que vai perder a visão e decide deixar o trabalho para arriscar no seu sonho, ser actor de teatro.
E
“Éter”, de Filipe Alves e Carlos Soares (COMÉDIA DRAMÁTICA / COMING-OF-AGE)
Uma jovem artista que sente que não se encaixa na pequena aldeia em que vive, decide fugir para a cidade e ir ao encontro da sua prima.
“Expirados”, de Mateus Oazem (DRAMA / FICÇÃO CIENTÍFICA)
Num futuro em que os humanos têm prazos de validade, o negócio da carne humana torna-se lucrativo. Um casal que se conhece durante uma revolução, segue agora caminhos opostos nessa luta.
F
“Fit Pra Cachorro”, de Daniel Ludwich (COMÉDIA)
Uma influencer digital perde tudo no esquema de pirâmide do noivo. Acaba por ir viver e trabalhar como zeladora no prédio antigo do seu tio, enquanto investe no seu novo negocio como chefe de comida saudável para cães.
“Fora do Tempo”, de José Renato Vieira Lima da Silva (COMÉDIA)
Um homem acorda de um coma 30 anos depois, descobre um novo mundo e que tem uma filha.
“Futebol e Samba”, de Maria Vittória Lopes Fernandes (DRAMA)
Um jovem artista que cresce rodeado de olhares racistas e preconceituosos luta para conseguir construir a sua carreira como engenheiro mas a sua paixão é a pintura.
H
“Hora da Morte”, de Ricardo Franco e Manuel Jerónimo (DRAMA / FANTASIA)
Ao ver a vida da sua amada a chegar ao fim, negoceia com a morte a sua vida em vez da dela.
I
“Ilha do Horror”, de Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo (DRAMA / HORROR)
A mulher de um pescador tem vários surtos de histeria durante a gravidez e quando dá à luz, nascem gémeos pegados pelas costas.
“Impunes”, de Carol Figueiredo, Júlia Sardenberg e Paula Amorim (DRAMA / SUSPENSE / COMÉDIA)
Numa empresa de advogados, a filha do dono dedica-se, juntamente com a sua assistente, a casos de mulheres que são vítimas de violência. De forma a defenderem as suas clientes, nem sempre agem de forma legal.
“Inspector Chavarino”, de Ricardo Franco (DRAMA / POLICIAL)
Um inspector investiga o homicídio de um jovem e ao mesmo tempo é pressionado para um interrogatório de um caso antigo.
“Inverno”, de Carlan Morari (DRAMA)
Dois detetives investigam a morte de uma jovem que foi encontrada morta no meio da mata.
“Irina”, de Ricardo Pescada (DRAMA / CRIME)
Uma jovem adolescente que tem um relacionamento complicado com o seu pai, numa noite foge para se divertir com os seus amigos e no regresso a casa desaparece. Uma detetive que não desiste de encontrar uma amiga que desapareceu é contactada pela mãe da jovem para a ajudar a encontrar a filha.
M
“Mãe Só Tem Uma”, de Bruna Paixão (COMÉDIA)
Uma mãe acabada de se separar do marido, muda de cidade com o seu filho e enfrenta os desafios de um novo local, trabalho e integração.
“Más um Bês”, de Alexandre Borges, Eddie Oleque Fernandez e João Tomás (DRAMA)
Depois de estar preso durante 12 anos, sai em liberdade em busca de conquistar o seu sonho em ser actor. Ao regressar a casa e ao seu bairro, vê o irmão mais novo a cometer os mesmos erros que os seus.
N
“Nós, Os Outros”, de Fabiana Camargo (COMÉDIA / DRAMA)
Uma família de portugueses vai viver para o Brasil e são burlados com o aluguer da casa. Um vizinho italiano propõe o aluguer de um apartamento no seu prédio. Sem alternativa a família aceita alugar a casa que está em más condições e as peripécias entre as duas famílias começam.
“Nós, Que Somos Sangue”, de Marcus Achiles (DRAMA)
O Presidente da República, que foi adoptado aos três anos, e que toda a vida acreditou que não tinha família biológica, é agora abordado pelo seu irmão e descobre que vem de uma família de incesto e com histórico criminal.
O
“O Jogo de Risco Piloto”, de André Meira (DRAMA)
Filha de magnatas sofre de depressão profunda, o que a impede de trabalhar. A mãe desvaloriza a doença da filha e coloca-a na rua juntamente com a sua neta e genro. Para ajudar a sustentar a família, a mulher decide simular o rapto da sua filha.
“Oeste”, de Miguel Monteiro Rico (THRILLER / DRAMA / NOIR)
Um jovem jornalista, que perdeu um irmão mais novo na adolescência, infiltra-se numa comunidade para investigar o desaparecimento de uma criança.
“Overso”, de Ricardo Chacur (DRAMA / POLICIAL)
Pai e filha são donos de uma agência de detetives no ano de 2045. Eles realizam investigações envolvendo o mundo real e virtual.
P
“Palíndromos”, de Fábio Yamada (DRAMA / TERROR / FANTASIA)
Devido a uma doença, uma menina que é considerada uma pianista prodígio, sofre a amputação de uma das mãos. A criança continua a lutar para que a sua música seja ouvida.
“Pangeia”, de Trajano Amaral de Oliveira e Denilson Matos (FICÇÃO CIENTÍFICA / DRAMA / AVENTURA)
Uma massa escura suga a luz e a energia da terra durante 6 dias. Quando o fenómeno termina, todos os continentes estão ligados de forma terrestre novamente.
R
“(Rei)Nação”, de Júlia Fovitzky & Leo Raoni (DRAMA / COMÉDIA)
O dia a dia e os dramas dos elementos da família real brasileira nos tempos de hoje e o efeito de um vídeo que se torna viral.
“República”, de Rodrigo Buscato (DRAMA POLÍTICO)
Dois opositores políticos concorrem para a presidência e revivem o passado onde partilhavam quarto na universidade. As histórias do passado fazem parte do debate presente.
“Rio das Mortes”, de Guga Caldas (POLICIAL)
Um aspirante a padre vai para uma fazenda com um cabo da guarda com problemas de álcool, para investigar a morte de uma escrava. Ele sabe que nasceu escravo naquela fazenda e espera descobrir quem eram os seus pais.
“Rodrigues”, de Amanda Aouad Almeida, Livia Diamantino Gomes Campelo e José Ari Cabral Jr (DRAMA / SUSPENSE)
A perda do marido por covid deixa-a num luto profundo por quatro anos. No dia do seu aniversário é surpreendida por amigos e família para a celebração da data, mas o estado de espirito não se altera. Uma misteriosa freira aconselha-a a falar e ela toma a decisão de procurar um grupo de apoio.
“Rubia”, de Giuliana Heberle (DRAMA / COMÉDIA)
Uma jovem adolescente que lida com o inicio da menstruação, rodeada por homens, o seu pai e os seus irmãos, com quem partilha o quarto.
S
“Se Não For Antes”, de John Almeida (COMÉDIA / DRAMA)
Um jovem que sofre de insónias passa as suas noites em bares e desabafa com o seu condutor de Uber sobre a razão da sua falta de sono: a traição da sua ex-namorada com o seu melhor amigo, no dia em que o seu pai faleceu.
“Sem Direito: O Primeiro Podcast Offshore do Brasil”, de Higgor Vinnicius Gomes França (COMÉDIA)
Dois colegas de trabalho têm um podcast sobre processos judiciais fora do comum. que gravam depois do horário de expediente no escritório do chefe.
V
“Valforte”, de Pedro Moura (AVENTURA / DRAMA)
Um estrangeiro antropólogo chega a Valforte curioso sobre o forte da terra. A sua chegada é misteriosa e deixa o curador do forte intrigado.