JÚRI

GUIÕES IX

LONGAS

Patrícia Sequeira

Realizadora amplamente reconhecida pela sua sensibilidade estética, criatividade e know-how técnico. Com um forte historial de mais de 25 anos na área do cinema e audiovisual, é vencedora de um Emmy e premiada de forma significativa em Portugal e no estrangeiro. Nas últimas décadas, deixou a sua marca forte no cinema e televisão. Em televisão começou por ser conhecida pelo seu trabalho na SP Televisão como Diretora Criativa e realizadora, destacando-se os títulos Laços de Sangue, Conta-me Como Foi, Depois do Adeus e Terapia. Em 2014 realizou a sua primeira longa-metragem, Jogo de Damas (vencedora de mais de 20 prémios). A sua segunda longa-metragem, Snu, foi um dos filmes mais vistos no cinema 2019 em Portugal e foi nomeado para 5 prémios Sophia. A terceira, Bem Bom, é o vigésimo filme português mais visto de sempre no cinema e foi premiado em duas categorias dos prémios Sophia em 2022 – Melhor Maquilhagem e Cabelos e Melhor Guarda-Roupa. Criou recentemente a sua produtora, a Santa Rita Filmes, onde para além destes filmes já escreveu e/ou realizou várias séries de ficção, como sejam: Praxx, Doce, O Clube, Na Porta ao Lado, Prisão Domiciliária e Verão M. Em 2022 foi convidada pela Netflix para co-realizar a série “Rabo de Peixe”, o segundo título original da plataforma em Portugal, com estreia prevista para o final de 2023.

Vera Casaca

Lecciona argumento na Universidade de São José em Macau e na ETIC_Algarve. É co-autora dos livros “Novos Argumentos – Guiões para Cinema Curto, Vol. 1” e “Antologia dos contos do Algarve”. Escreveu e realizou a curta-metragem “Ao Telefone com Deus”, protagonizada por Ivo Canelas e Luís Vicente, e “Se Poirot Estivesse Aqui”, protagonizado por Mariana Monteiro, Cucha Carvalheiro e Eduardo Frazāo. Estudou argumento e realizaçāo na School of Visual Arts e na New York Film Academy em Nova York. Frequentou também o curso complementar de Story Telling 101 na Brooklyn Brainery.

Diogo “Gazella” Carvalho

Nasceu em 1997, em Lisboa, esta que o expulsa e à família para um subúrbio, a Linha de Sintra. A vida artística de Diogo começou cedo, mas só em França é que encontrou a visão artística e a sua maneira de pensar. Nunca esquecera de onde cresceu, mergulha de cabeça em projetos sentidos e profundos. Do cinema à pintura  de teatro à fotografia. Sempre com um olhar ativista de reclamar um espaço não só pra ele, mas para muitos que nem espaço para existir têm, usando a « arte » como arma. Em 2018 co-funda o coletivo artístico Unidigrazz trazendo a frescura o circuito cultural português.

PILOTOS DE SÉRIES

Pedro Soulé

Produtor cabo-verdiano baseado na cidade de Mindelo, um dos principais centros culturais do mundo lusófono e o coração cultural do arquipélago. Licenciado em gestão empresarial, Soulé trabalhou em várias indústrias antes de co-fundar o Kriolscope(KS) com o escritor/director Nuno Miranda e de se encontrar imerso na produção cinematográfica e mediática. Soulé produziu Kmêdeus de Miranda, hit do Festival Internacional de Cinema de Roterdão 2020 e We Are One Festival de Tribeca e foi o produtor local do aclamado Vitalina Varela de Pedro Costa, Club Atlas para a RTP e La Colline Parfumée de Abderrahmane Sissako em 2023. Em 2020 foi co-fundador da Baobab Film Collective para produzir drama televisivo afrocêntrico. Faz parte do grupo de 2021 EAVE Producer Workshop com o projeto Solomon & The Machine de Baobab (8 eps), foi seleccionado para o DET 2022 apresentado pelo Realness Institute em parceria com a Netflix e para o Creative Producer Indaba 2022/2023 pela Realness. É produtor de uma diversificada carteira de longas e documentários cabo-verdianos em desenvolvimento.

Paula Knudsen

Criadora das séries Julie e os Fantasmas (2012 Nickelodeon) e Sentença (2022 Amazon Prime). Traz na bagagem dois projetos com Indicação ao Emmy Internacional, uma por Julie e os Fantasmas e outra pelo documentário “O Assassinato de Jean Charles (Discovery Latin America). Ao longo da carreira, desenvolveu e roteirizou dezenas de projetos para canais como HBOMax, Netflix, Discovery Kids e NatGeo. Paula é mestre em Roteiro pela University of Southern California como bolsista da Fullbright/CAPES.

Elaine Perrotte

Roteirista e analista de roteiros com certificado em Roteiro pela UCLA. Fez parte da equipe de Roteiro Dramático da série “Elize Matsunaga”, para a Netflix, pesquisa e assistência de roteiro em série para o canal Arte1, roteiro em série para a Red Bull TV, e atualmente desenvolve longa documental sobre os sons da Amazônia. Foi analista de roteiros na Bold Films/Los Angeles, a primeira brasileira a integrar a equipe de curadores da Rotten Tomatoes, e atualmente é consultora de roteiros para as produtoras americanas Coverfly e Foton Pictures. Atuou como professora convidada de “Fundamentos da Narrativa” na pós-graduação de Roteiro da FAAP/São Paulo, como curadora e parecerista do Lab de Séries do Rota22, é membro da curadoria do Los Angeles Brazilian Film Festival, além de mentora e curadora do Serie_Lab 2023.

 

PT CO-PROD

Markus Duffner

Alemão mas nascido e criado em Itália, onde se licenciou na Universidade Urbino (em literatura, arte e culturas estrangeiras) e na Universidade de Bolonha (em cinema, televisão e produção multimédia). Desde 2004, aumentou as suas competências profissionais em vendas de publicidade para a imprensa comercial (incluindo Le film français e Cannes Market News, o diário oficial do Marché du Film) e em mercados cinematográficos (como The Business Street, agora MIA Market). Colaborou também com outros festivais de cinema, incluindo o Festival de Cinema de Monte-Carlo de la Comédie e o Festival VOICES em Vologda, Rússia. Desde 2014 tem trabalhado para Locarno Pro, tendo-se encarregado de projectos como First Look e Match Me!, enquanto em 2020 se tornou gestor de projectos da nova e altamente inovadora plataforma Heritage Online, dedicada à distribuição digital de filmes clássicos e auteurísticos – e concebida pelo próprio Duffner. Está também por detrás da plataforma VOD Spamflix, lançada em 2018, da qual é membro fundador.

Johanna Nahon

Começou a trabalhar em produção com Charles Gillibert em 2015. Juntou-se então à empresa de produção e vendas internacionais Wild Bunch e depois Celluloid Dreams, onde dirigiu o departamento de aquisições de 2016 a 2018. Em 2020, criou uma produtora com sede em Paris, After Hours Production, com When we were kids, uma empresa criada há dez anos por Jérôme Benadiner e William S.Touitou, com uma sólida experiência em anúncios publicitários e curtas-metragens. Les enfants de bohème de Judith Chemla (produzido por Pauline Attal, Cheyenne Federation e Canal+) é a primeira co-produção de After Hours. A empresa está actualmente a desenvolver vários filmes com parceiros como Gaumont e Jokers e pretende trazer para o mercado uma voz popular e artística, promovendo tanto um cinema de alta qualidade como acessível. Johanna Nahon também trabalhou em vários projectos como co-autora com a Iconoclast Films e como consultora para CNC e ARTE. Desde 2020, ela faz parte do comité de selecção do Festival de Cannes sob a direcção de Thierry Fremaux.

Mandy Rahn

Licenciada em Economia para Cinema e TV com experiência de trabalho de produção e pós-produção nacional e internacional, gerindo posições no Studio Babelsberg Post Production e na ARRI Media.
Desde 2016 membro da equipa de Marketing Corporativo do Grupo ARRI como Gestora Sénior de Programas Internacionais.

Mário Patrocínio

Escritor e realizador que sempre foi um curioso cidadão do mundo. É um talento da Berlinale, desenvolveu documentários internacionalmente aclamados como Complexo – Universo Paralelo, I love Kuduro, e lança este ano O Afinador de Silêncios (adaptação da obra de Mia Couto), Antes do Nascer da Lua e está a trabalhar na longa As Mulheres do Meu Pai (adaptação da obra de José Eduardo Agualusa), entre outros títulos de ficção. Enquanto produtor na Brocinema, Mário Patrocínio, além de ter apoiado em Portugal o crescimento de múltiplos talentos nacionais, foi selecionado para o EFP Producers on The Move (Cannes Film Festival), co-produziu a longa-metragem de ficção Color Out of Space com Nicolas Cage (TIFFF, Sitges, London BFI Festival, entre outros festivais), entre outros títulos. Recentemente produziu a série Vampire Academy da Universal Studios.