OFICINAS

THE REINVENTION OF THE SELF IN FICTION

international screenplay workshop by Miguel Clara Vasconcelos

JUNE, 20 / 21, Thursday and Friday, 10h – 18h

LISBOA, Universidade Lusófona, Campo Grande (Room S.0.9)

95€ pax (80€ sub-25)

APPLICATIONS: guioes@squatterfactory.com

During two intensive days, Miguel Clara Vasconcelos invites the participants to present their ideas, synopsis or short-film scripts. Through group discussion focused on each project, we will explore participants’ creativity to generate the most inspired solutions, we will explore the most creative solutions, allowing each author to overcome writing, direction and production obstacles.

This workshop is aimed at early career or established film writers and filmmakers, film and arts students, and all movie lovers interested in discussing the creative process.

Both Portuguese and English can be used depending on the nature of each project and preferences of the participants.

Miguel Clara Vasconcelos

Filmmaker and writer. Born in Lisbon (1971). Master’s degree in Cinematographic Studies, Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris, 2012. Studied Classic and Portuguese Languages and Literature, Faculdade de Letras, Universities of Lisbon and Coimbra, 1996-2000. Post-graduated in Art and New Technologies, Universidad Europea de Madrid, 2003. Attended Gulbenkian’s course in ‘Devising and Directing Theatre, Live Art and Installation’ led by the company Third Angel (UK), Gulbenkian Creativity and Artistic Creation Programme, Lisbon, 2004. Attended the Choreographic Research and Creation Course at Forum Dança, Lisbon 2002. Won ‘Jovens Criadores’ scholarship from Centro Nacional de Cultura to pursue studies in Performance, Scenography and Installation at Facultad de Bellas Artes da Universidad Politécnica de Valencia, Spain, 2001-02.

Wrote and directed the films “The Love Circus” (Sub-Ti Award, Torino, 2018), “Silent Meeting” (Best Portuguese Feature Film, Indielisboa, 2017) and “The Golden Triangle” (Best Portuguese Short Film, Curtas, Vila do Conde, 2014).

On the screenwriting field, his feature film screenplay “Voices Speaking Through Me” [Às Vezes Não Sou Eu Quem Fala Por Mim], won the third place award at Guiões – Portuguese Language Screenplays Festival, Lisbon 2018.

His short film screenplay “The Love Circus” [Le Cirque de l’amour] won the Beaumarchais-SACD award, at the Screenwriting International Competition, Travelling International Film Festival, Rennes, France, 2014.


LABORATÓRIO DE SÉRIES, com Júlia Priolli (CANCELADO)

24 e 25 de Maio 2019, 10h – 18h

Sala S.0.9, Universidade Lusófona (Lisboa)

Laboratório – carga horária: 12h

Inscrição: 75 euros

Para inscrições: guioes@squatterfactory.com

Vagas: 8 projetos

Séries e longas-metragens são produtos de natureza muito distintas. Enquanto longas-metragens são histórias direcionadas a um final específico, que pode ser redentor, transformador, catártico ou simplesmente feliz, as séries são pensadas para não terminar. Para isso, buscam-se histórias sustentáveis. A sustentabilidade da história depende do conflito central. O personagem está sempre dividido entre duas pulsões igualmente fortes e diametralmente opostas: como ser bom pai de família e bom mafioso? Como sobreviver sem perder a humanidade no pós apocalípse? Como conviver com duas identidades? Os conflitos derivam do protagonista, do universo em que ele está inserido, ou do motor da própria série. Neste laboratório, o aluno vai entender qual a natureza do seu conflito central, desenvolvendo um motor que garanta que sua história dure muitas temporadas. O objetivo final é que o aluno desenvolva uma premissa de série totalmente original. Os alunos do laboratório deverão assistir à aula aberta de Teoria Geral de Séries a se realizar na véspera do laboratório.

Tópicos:

• Premissa

• Motor

• Universo

• Protagonista

• Antagonistas

• Aliados

• tramas paralelas

Piloto

• piloto premissa

• piloto conceito

Estrutura episódica

• Plot a/b/c/d

• Setup/cliffhanger/escalation/resolution

• Outcome

• Gancho de episódio

Estrutura de temporada

• Estabelecimento da premissa

Personagem em busca da redenção

• Ápice

• Derrota

• Fundo do poço

• Retomada

• Reset the character

Julia Leme Priolli

Brasileira, roteirista de televisão com especialização em Columbia University, Julia é gerente de conteúdo original no Canal FOX/Disney Brasil responsável pela supervisão de roteiro das séries Impuros, #Me Chama de Bruna e 1 Contra Todos – indicada ao Emmy Internacional. Consultora de mais de uma dezena de projetos de série brasileiras, Julia atua na formação do mercado audiovisual, como professora e coordenadora. Como roteirista, trabalhou nas produtoras o2, Bossa Nova e Primo Filmes e escreveu roteiros das séries Lili a Ex, Tempero Secreto, De Perto Ninguém é Normal, Monstrolândia e Amigo de Aluguel. Foi finalista do prêmio de roteiro Netlab TV em 2014, com a comédia política O Filho da Pátria. Julia atua na formação do mercado audiovisual, como professora de roteiro na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), na Roteiraria, escola de José Carvalho, e no Centro Cultural Barco, além de assumir a coordenação dos laboratórios de roteiro da ANCINE (Agencia Nacional do Cinema) do Brasil. Em parceria com a Universidade de Stonybrook, NY, criou o Prêmio Diadorim de Roteiro, concedendo uma bolsa de estudo para uma mulher roteirista para o Curso Intensivo de Televisão naquela universidade

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O OCULTO EU NA FICÇÃO, com Miguel Clara Vasconcelos

30 e 31 de Março 2019, 10h – 18h

Auditório Q, Universidade Lusófona (Lisboa)

Preço: 100 EUR (iva incluído)

Limitado a 15 participantes

Para inscrever, enviar email.

Miguel Clara Vasconcelos (Vila do Conde Espraiada, 2015; Encontro Silencioso, 2017) é realizador e argumentista, com vários prémios nacionais e internacionais, tanto de escrita como de realização. A partir do seu último filme Circo do Amor, 2018, o autor irá falar da importância das vivências pessoais na construção do argumento cinematográfico. Os participantes da oficina são convidados a trazer uma ideia, uma sinopse ou um guião de curta-metragem como material de discussão e trabalho. Com base na sua experiência, o autor revelará segredos do processo artístico, levando os participantes a descobrir o seu potencial criativo a partir do “Eu”. A sessão destina-se a jovens argumentistas e realizadores de cinema, a estudantes e a cinéfilos.

Miguel Clara Vasconcelos
Cineasta e escritor, nasceu em Lisboa (1971) e cresceu em Vila do Conde. Mestrado em Estudos Cinematográficos, Sorbonne Nouvelle, Paris, 2012. Estudou Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa nas Faculdades de Letras da Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra, 1996 – 2000. Curso de Directing Theatre, Live Art and Installation, com a companhia Third Angel (Reino Unido), Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, Lisboa, 2004. Pós-graduação em Arte e Novas Tecnologias, Universidad Europea de Madrid, 2003. Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, Fórum Dança, Lisboa, 2002. Bolseiro “Jovens Criadores” do Centro Nacional de Cultura para desenvolver estudos em Performance, Cenografia e Instalação, Facultad de Bellas Artes, Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), 2001 – 02. No campo da escrita, “Às Vezes Não Sou Eu Quem Fala por Mim”, argumento de longa-metragem premiado com o 3º lugar de Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, Lisboa, 2018. “Le cirque de l’amour”, argumento de curta-metragem, prémio Beaumarchais-SACD, Festival Internacional de Cinema Travelling, Rennes (França), 2014. “1/2 Culpa”, peça de teatro, com encenação de Henrique Ralheta e Micaela Maia, estreia nas Caves do Liceu Camões, Lisboa, 2000. Nomeado duas vezes Jovem Criador – Literatura, Clube Português de Artes e Ideias, com a obra de ensaio “Estrume”, 1999, e com livro de poesia “Obsessão B”, 1998.
Filmografia
2018 – CIRCO DO AMOR / THE LOVE CIRCUS, 20′
2017 – ENCONTRO SILENCIOSO / SILENT MEETING, 83′
2015 – VILA DO CONDE ESPRAIADA / VILA DO CONDE EXTENDED, 37′
2014 – TRIÂNGULO DOURADO / THE GOLDEN TRIANGLE, 18′
2010 – UNIVERSO DE MYA / MYA’S UNIVERSE, 11′
2010 – COMBATE ÀS ESCURAS / FIGHTING DARKNESS, 40′
2008 – UMA HISTÓRIA FUGAZ / A SLIPPERY STORY, 15′
2007 – INSTANTES / MOMENTS, 19’
2007 – << EX >>, 54′
2005 – DOCUMENTO BOXE / BOXING FILE, 53′

A NARRATIVA VISUAL, com Luís Campos (Nova Edição)

10 e 17 de Março 2018, 10h-17h

Oliva Creative Factory, São João da Madeira

luis-campos

EM PARCERIA COM

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Preço: Gratuito, sujeito a inscrição e limite de 10 participantes

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Para solicitar mais informações sobre esta oficina ou para fazer a sua inscrição, por favor contactar: createch.ocl@gmail.com

Conteúdo do curso:

Com análise e compreensão da evolução da linguagem cinematográfica, esta Oficina pretende dotar aspirantes a guionistas, curiosos em geral ou escritores já activos no mercado com as várias faculdades que permitam escrever um guião distintivo e com identidade própria. Com foco nas valias da narrativa visual e aprofundada análise do Final Draft enquanto principal ferramenta de trabalho, o objectivo da Oficina passa por conseguir que todos os formandos possam apresentar um sólido guião de curta-metragem no final da formação e levar consigo conhecimentos fundamentais para uma prática bem sucedida da actividade.

Dia 1. Análise Cinematográfica.

Breve incursão pela História do Cinema e estudo dos vários componentes da linguagem cinematográfica:

  • Os Pioneiros e a base do Cinema;
  • A magia do Raccord;
  • Planos e Perspectivas;
  • Cinematografia;
  • Música e Som;
  • Géneros;
  • Subtexto e Figuras de Estilo.

Introdução ao Guião.

  • Logline (Premissa);
  • Sinopse;
  • Estrutura de 3 Actos;
  • O Conflito como génese narrativa;
  • Incidente Incitante (Gatilho);
  • Plot Points;
  • Personagens;
  • Tema;
  • A Narrativa Visual com análise a filme caso-estudo da autoria do formador;
  • Final Draft: Exercícios práticos de imersão no software.

— Durante a semana, e com os conteúdos adquiridos, os formandos escrevem um guião de curta-metragem para apresentar no dia 2 da Oficina —

Dia 2. Mini-laboratório de Guião.

  • Análise dos guiões escritos pelos formandos;
  • Exercícios de aprimoramento dos guiões, com foco nos diversos elementos que constituem a base de trabalho do laboratório profissional PLOT (www.plotscriptlab.com).

*Todos os formandos receberão uma licença educacional para download e utilização gratuita do Final Draft 10 durante 18 semanas.

LUÍS CAMPOS

Após concluir um Mestrado em Cinema em 2008, Luís coleccionou diversas experiências na criação cinematográfica pelas cidades onde viveu, como Barcelona, Londres, Bruxelas, São Paulo e Amesterdão. Fundador da empresa Squatter Factory, onde desenvolve a maioria dos seus projectos cinematográficos, Luís teve a oportunidade de realizar um intercâmbio em 2013 na Savage Film (Bélgica) e outro na RT Features (Brasil) em 2015, onde desempenhou papel activo no desenvolvimento de projectos de renome internacional.

A título pessoal, escreveu, produziu e realizou várias curtas-metragens premiadas e foi também o autor do guião de “Um Funeral à Chuva”, a longa-metragem independente que arrebatou os principais prémios do Caminhos do Cinema Português em 2010 e foi distribuída nacionalmente pela ZON Audiovisuais.

Foi professor nos cursos de cinema na SAE Institute Amsterdam, Universidade da Beira Interior e Universidade Lusófona e também o principal promotor do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa e do PLOT – Professional Script Lab, actividades que fundou através da sua empresa.

Foi mentor convidado do Curitiba_Lab / Olhar de Cinema 2015 (Brasil), onde acompanhou alguns dos mais promissores projectos cinematográficos contemporâneos de origem Brasileira e fez parte do júri do FRAPA 2016 – o principal festival de guiões da América do Sul. Esteve presente no Stowe Story Labs 2016 (Vermont, USA), PLOT Indywood Edition 2016 (Hyderabad, Índia) e FOCAL Structural Constellations 2017 (Zurique, Suíça).

CARGA, a sua mais recente curta-metragem, tem sido exibida em vários países e conquistado prémios em festivais de cinema.



(Oficinas entretanto já promovidas pelo GUIÕES)


A NARRATIVA VISUAL, com Luís Campos (2ª edição)

17, 18, 24 e 26 de Outubro 2017 (19h00 – 22h00)

A NARRATIVA VISUAL, com Luís Campos (1ª edição)

12 – 13 – 14 – 15 de Dezembro 2016, 19:00 – 22:00

luis-campos

COM O ALTO PATROCÍNIO

D. Carlos Hoteis-cópia

Local: Hotel D. Carlos Park, Sala Rainha Dona Amélia (Lisboa, Portugal)

E EM PARCERIA COM

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PLOT – Professional Script Lab 2016

www.plotscriptlab.com

7-10 Dezembro 2016

OLIVA-redux

Oliva Creative Factory

São João da Madeira, Portugal

PLOT é um laboratório profissional de desenvolvimento de guiões cinematográficos, promovido num workshop residencial de três dias e no seio de uma comunidade criativa, onde seis participantes terão a oportunidade de aperfeiçoar as suas capacidades narrativas e de desenvolver a sua voz criativa.

Mentores de prestígio internacional farão o acompanhamento ao longo de todo o workshop, desafiando constantemente os participantes a explorarem o potencial artístico dos seus projectos.

PLOT LOGO-redux


PLOT INDYWOOD EDITION, HYDERABAD (INDIA) 2016

25 – 26 Setembro 2016

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O PLOT – Laboratório Profissional de Roteiro está de volta para uma edição muito especial em Hyderabad (Índia), inserido no certame INDYWOOD FILM CARNIVAL – um dos mais excitantes festivais de cinema do mundo!

Se tens algum projecto/roteiro/guião em desenvolvimento, esta pode ser a tua oportunidade para o levares ao nível seguinte!

Sabe tudo em: www.plotscriptlab.com


ADAPTAÇÃO CRIATIVA, com Josefina Trotta

15 – 17 – 22 – 25 de Março 2016, 19:00 – 22:00 (pós-laboral)

D. Carlos Hoteis-cópia

Local: Hotel D. Carlos Park, Sala Rainha Dona Amélia (Lisboa, Portugal)

Foto Josefina 2

Preço: 95 EUR / pessoa (IVA incluído)

Conteúdo do curso:

A partir da seleção de notícias e/ou personagens de jornais e revistas os participantes da Oficina irão desenvolver uma historia que dará origem a um roteiro de curta-metragem.

Após a escolha do fato ou personagem da vida real previamente selecionada para a Oficina, se guiará o participante através de exercícios de escrita – relacionados ao processo criativo da adaptação, criação de personagens e estrutura – desde a ideia embrionária até um roteiro adaptado de curta-metragem.

Dia 1. Adaptação.

Recursos práticos para transformar realidade em ficção.

Conflito. Género e tom.

Prática durante o encontro: Seleção da historia que será adaptada durante a Oficina.

Dia 2. Personagem.

Como converter uma pessoa da vida real em um personagem original.

Estudo de personagens através dos géneros cinematográficos em curtas, filmes e series de TV.

Prática para próximo encontro: Desenvolver as personagens da história escolhida e seus objetivos dentro da historia.

Dia 3. Estrutura.

Análise dos personagens criados/adaptados pelos participantes.

Como estruturar a história a partir do conflito e as personagens.

A divisão em atos. Escaleta.

Prática durante o encontro: Escrever a sinopse da curta dividida em três atos.

Para o próximo encontro: Escrever escaleta da curta.

Dia 4. Roteiro.

Como se constrói uma cena. Os três atos e o turning point da cena. Diálogo e Voz em OFF.

Como encarar a reescrita de um roteiro?

Escrita VS Reescrita.

Prática durante o encontro: Exercícios de escrita relativos ao diálogo.

JOSEFINA TROTTA (Argentina, 1972)

Estudou roteiro de cinema & televisão na Universidade da Califórnia, Los Angeles e desde 2014 trabalha como roteirista profissional na Argentina e no Brasil. Foi bolsista da Fundación Carolina (Programa Ibermedia) no Curso de Desenvolvimento de Projetos Iberoamericanos 2005, participou da Script & Doc Clinic (Berlinale 2007) e em 2013 foi selecionada para participar do Laboratório Novas Histórias – Programa SESC/SENAC de Desenvolvimento de Roteiros. É autora e roteirista do filme “El día trajo la oscuridad”, ganhador do prêmio Opera Prima 2010-INCAA e Melhor Longa-metragem Work in Progress (Festival de Mar del Plata 2012, Argentina). Como roteirista de TV trabalhou na adaptação das sitcoms “Married with Children”, “Bewitched” e “Aquí no hay quién viva” para Telefé Producciones (Argentina), foi roteirista da série de comédia “Embarcados a Europa” (ganhadora do Edital Séries Prime Time, Incaa TV 2012) e da série de ficção científica “3%” (Premio FicTV, Brasil). Recentemente escreveu o curta-metragem “Ano Branco” de Luiz Roque Filho, artista participante da 9ª Bienal do Mercosul e foi roteirista da série “Destino Salvador” (O2 Filmes – HBO). Atualmente trabalha nas adaptações cinematográficas do livro “A luz do índico” de Francisco José Viegas para o diretor Marcelo Machado e “O livro dos Prazeres” de Clarice Lispector para a diretora Marcela Lordy, e está escrevendo um roteiro original para Cao Hamburger.

Para solicitar mais informações sobre esta oficina ou para fazer a sua inscrição, por favor contactar a equipa organizadora.


PLOT – Professional Script Lab 2015

www.plotscriptlab.com

18-20 Novembro 2015

OLIVA-redux

Oliva Creative Factory

São João da Madeira, Portugal

PLOT é um laboratório profissional de desenvolvimento de guiões cinematográficos, promovido num workshop residencial de três dias e no seio de uma comunidade criativa, onde seis participantes terão a oportunidade de aperfeiçoar as suas capacidades narrativas e de desenvolver a sua voz criativa.

Mentores de prestígio internacional farão o acompanhamento ao longo de todo o workshop, desafiando constantemente os participantes a explorarem o potencial artístico dos seus projectos.

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O FLUXO E A ESTRUTURA NA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA com Ismael Caneppele

— um olhar sobre devires, arquétipos, forças do antagonismo e rizomáticas —

22 de novembro de 2015 (Domingo), 10:00 -12:30 / 14:00 – 16:30

D. Carlos Hoteis-cópia

Local: Hotel D. Carlos Liberty, Sala Avenida (Lisboa, Portugal)

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Preço: 45 EUR / pessoa (IVA incluído)

Público alvo: cineastas, escritores e demais interessados em processos narrativos e criativos.

Descritivo: Um Domingo com o roteirista brasileiro Ismael Caneppele, onde serão abordados aspectos da narrativa. Conceitos da filosofia e storytelling serão apresentados tendo como foco a criação artística. A oficina propõe um novo olhar sobre a criação e os métodos de trabalho.

Para solicitar mais informações sobre esta oficina ou para fazer a sua inscrição, por favor contactar a equipa organizadora.

Ismael Caneppele

Autor de Os famosos e os duendes da morte, pelo qual recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Nascido no Brasil, trabalhou em cidades como Bonn, Berlim, Zagreb e São Paulo, com literatura, teatro, cinema e ópera. Em 2014 recebeu o Prêmio Funarte de Dramaturgia, pelo seu texto “Corte Seco”. Música para quando as luzes se apagam e Só exaustão traz a verdade são outros títulos seus lançados.

 


 

A VIAGEM INTERIOR: OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGENS com Marcelo Starobinas

23 a 25 de Novembro 2015, Horário Pós-Laboral (19:00h – 22:00h) – ÚLTIMOS LUGARES!

Novas Datas:

26 e 27 de Novembro 2015, Horário Pós-Laboral (19:00 – 22:00h) + 28 de Novembro 2015 (14:00 – 17:00)

D. Carlos Hoteis-cópia

Local: Hotel D. Carlos Park, Sala Rainha Dona Amélia (Lisboa, Portugal)

foto perfil Marcelo Starobinas

Estão abertas as inscrições para A Viagem Interior, uma oficina prática coordenada pelo autor Marcelo Starobinas.

O desenvolvimento de personagens complexos é fundamental no processo de criação de histórias de ficção. Frequentemente, porém, o escritor encanta-se com a trama, deixa-se levar pela sequência de eventos, distanciando-se das questões internas dos personagens. Empenha tempo demais à procura dos fatos, daquilo que acontece, e tempo de menos compreendendo a pessoa com quem aquilo tudo acontece.

O personagem é o coração da história: os eventos devem ser imaginados a partir de suas necessidades. É fundamental dedicar tempo e atenção ao que está em jogo para o protagonista: quem é ele ou ela? O que quer? O que precisa? Quais são suas contradições internas?

Os participantes serão orientados na criação de um personagem complexo de ficção (protagonista) e de personagens secundários capazes de proporcionar inquietações e situações conflituosas ao protagonista. A experiência do instrutor permitirá o enfoque, sobretudo, em personagens para roteiros de filmes e séries de TV.

Poderão se inscrever roteiristas iniciantes, bem como aqueles que tenham projetos em andamento e que queiram retrabalhar personagens já existentes. Escritores e estudantes que se dedicam à criação para outros meios (livros, HQs, teatro) também podem se beneficiar do método e estão convidados a se inscrever.

Alguns tópicos abordados:

  • como escrever personagens capazes de gerar identificação no público;
  • o inconsciente e o caminho do personagem rumo ao autoconhecimento;
  • família, amigos, amores, inimigos: o meio e as principais relações;
  • a história pregressa do personagem;
  • como povoar sua história com personagens relevantes;
  • arco dramático do personagem: diferenças entre longas e séries.

Esta oficina pode ser útil se:

  • Você quer começar um novo projeto de ficção (livro, filme, série). Terá a oportunidade de desenvolver (pelo menos um) personagem complexo, cujas questões internas te servirão como ponto de partida;
  • Você já tem uma história de ficção e gostaria de compreender melhor seus personagens para levar a narrativa a um novo patamar;
  • Você é iniciante ou nunca escreveu ficção e gostaria de adquirir ferramentas práticas de desenvolvimento de personagem.

Quando: 23, 24 e 25 de Novembro (19h00 às 22h00) – ÚLTIMOS LUGARES!

Novas Datas:

26 e 27 de Novembro 2015, Horário Pós-Laboral (19:00 – 22:00h) + 28 de Novembro 2015 (14:00 – 17:00)

Preço: 95 EUR / pessoa (IVA incluído)

Além dos encontros em sala de aula, cada participante terá direito a uma sessão individual (30 minutos) de desenvolvimento de personagem com o instrutor.

Para solicitar mais informações sobre esta oficina ou para fazer a sua inscrição, por favor contactar a equipa organizadora.

Marcelo Starobinas

Jornalista com experiência em relações internacionais, co-escreveu o longa-metragem Jean Charles. Ganhador da Bolsa Capes-Fulbright para Roteiristas, graduou-se com um MFA in Film (especialização em roteiro) pela Columbia University. Escreveu episódios da série Passionais (Globosat +) e é um dos roteiristas da série “O que Dizem Seus Olhos”, do GNT (ainda inédita). Trabalha também como script doctor e professor – em São Paulo, ministra a sua Oficina de Longas e, no Rio de Janeiro, é professor-assistente dos cursos intensivos de série de TV da Columbia University. Como repórter, redator e correspondente internacional destacam-se passagens por O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e pelo BBC World Service.