CONCEITO

GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa

O GUIÕES nasceu para ajudar a resolver três problemas:

1. Os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

2. A dificuldade que talentosos guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa encontram para conseguir chegar a agentes, produtores, realizadores e investidores.

3. As queixas que agentes, produtores, realizadores e investidores fazem da dificuldade em arranjar guiões/roteiros com potencial, quando normalmente eles próprios não aceitam/lêem submissões de guiões/roteiros não solicitados.

Posto isto, é principal objectivo do GUIÕES estabelecer-se como um essencial ponto de contacto entre os guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado.

Ao mesmo tempo, o GUIÕES pretende ser uma alavanca para incrementar os níveis qualitativos de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

Funcionando como uma espécie de barómetro para o futuro da criação cinematográfica em Língua Portuguesa, através do julgamento qualitativo de todos os guiões/roteiros submetidos – independentemente do nome do autor correspondente ou do género abordado – e através da elaboração de uma rede de parceiros que se permitam à descoberta de novo material, o GUIÕES pretende marcar um virar de página no processo de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

O GUIÕES só privilegiará duas coisas: o talento do autor e a qualidade do guião/roteiro.

O resto é conversa.

FALA CONNOSCO

UMA INICIATIVA