REGULAMENTO

REGULAMENTO – COMPETIÇÃO OFICIAL

1. Todos os autores deverão ter idade igual ou superior a 18 anos no momento da candidatura.

2. Guiões escritos por mais do que uma pessoa são elegíveis para candidatura. Em caso de obtenção de prémio, o mesmo será atribuído ao grupo de autores como se de uma pessoa única se tratasse (ou seja, não será multiplicado pelo número de autores envolvidos).

3. Os Guiões submetidos deverão ser obras originais dos respectivos autores:

  • a) Que ainda não tenham sido produzidas ou entrado em produção no momento da candidatura.
  • b) Guiões adaptados de outras fontes ou formatos (como, mas não limitados a, romances, novelas ou peças de teatro) que tenham sido escritos/as por outros autores não são elegíveis para candidatura, independentemente de autorização fornecida pelo correspondente detentor dos direitos.
  • c) Guiões adaptados de outras fontes pelo autor dessa mesma fonte não são elegíveis para candidatura, caso os direitos de opção ou de produção dessa mesma fonte estejam já contratualizados com terceiros.
  • d) Guiões adaptados de material de fonte cuja esteja no domínio público são elegíveis.

4. Submissões de novos tratamentos ou versões corrigidas dos Guiões candidatos não serão aceites.

5. Os Guiões terão de estar escritos em Língua Portuguesa (podendo no entanto conter elementos em outros idiomas, desde que os mesmos não correspondam a mais de 1/4 do total das palavras contabilizadas pelo respectivo Guião).

6. Um autor poderá submeter mais do que um Guião a concurso. No entanto, uma nova candidatura será necessária para cada Guião por si submetido.

7. Os 10 finalistas seleccionados serão convidados a participar na cerimónia do GUIÕES. As despesas relacionadas com a estadia e alimentação no(s) dia(s) do evento serão cobertas pela organização do GUIÕES. As despesas de viagem para participação na cerimónia serão da responsabilidade dos finalistas.

8. A submissão de uma candidatura ao GUIÕES não implicará qualquer tipo de cedência dos direitos de exploração comercial do guião a concurso. Os direitos de exploração comercial do mesmo manter-se-ão propriedade exclusiva do respectivo autor.

9. A decisão correspondente à selecção dos finalistas e dos vencedores do GUIÕES será final e soberana.

MUITO IMPORTANTE

REGISTO IGAC*: Antes de submeter o seu Guião a alguém, registe-o no Instituto de Gestão das Actividades Culturais. Se precisar de mais informações sobre o processo de registo, por favor visite o site do IGAC. A submissão de uma candidatura ao GUIÕES não obriga ao registo, mas é a nossa recomendação que o faça. O autor do Guião submetido a concurso será sempre o responsável pela autoria do mesmo (e correspondentes direitos exercidos sobre a obra a concurso).

*IGAC ou correspondente jurisdição nacional responsável pelo registo de propriedade intelectual de guião cinematográfico (países falantes de Língua Portuguesa). No Brasil, esse órgão é a Fundação Biblioteca Nacional.

REGULAMENTO – PT CO-PROD

1. A submissão de guiões/roteiros está aberta a todas as empresas produtoras de Língua Portuguesa, com projectos em fase de desenvolvimento que cumpram os seguintes requisitos: duração mínima de 50 páginas A4 (longa-metragem), escritos em Língua Portuguesa.

2. Todas as candidaturas deverão ser feitas através da plataforma FilmFreeway.

3. O objecto de avaliação será o guião submetido na candidatura, mas a inclusão de elementos adicionais poderão ajudar a reforçar a candidatura. Tais como, nota de intenções, CV de produtora e roteirista/director, abordagem estética (moodboard) e links para trabalhos anteriores. Esses documentos adicionais poderão ser anexados na página da candidatura, via FilmFreeway.

4. Um representante de cada projecto seleccionado para participar no PT CO-PROD, que receberá especial destaque durante a cerimónia do Festival GUIÕES, será convidado a participar na cerimónia. As despesas relacionadas com a estadia e alimentação no(s) dia(s) do evento serão cobertas pela organização do GUIÕES. As despesas de viagem para participação na cerimónia serão da responsabilidade dos representantes dos projectos.

5. A decisão correspondente à selecção dos projectos a participar no PT CO-PROD será final e soberana.

6. Todas as dúvidas que poderão surgir pela interpretação deste regulamento serão resolvidas pela organização do GUIÕES / PT CO-PROD.

PERGUNTAS FREQUENTES

Terei de personalizar a página de título do guião?

Por favor envie o seu guião com uma página de título regular. Pode incluir o seu nome, título do guião e informação de contacto.

Terei de submeter o guião com algum tipo de formatação específico?

Não necessariamente. Ainda que fosse da preferência de todos que o guião fosse submetido com o tipo de formatação utilizado na indústria:

EXT. CASA DO GUIÃO – DIA

Posso usar um pseudónimo?

Sim, pode usar um pseudónimo. Mas, sendo esse o caso, por favor envie a identificação da candidatura em nome da pessoa física real, uma vez que utilizaremos esses dados para validação da candidatura.

Quem será o Júri do GUIÕES?

O júri do GUIÕES será composto por um conjunto de membros activos das indústrias criativas e do entretenimento, com experiência comprovada e reconhecida nas respectivas áreas de actividade. Actualizaremos constantemente a composição do júri anual na secção JÚRI e através de periódicas notícias difundidas pelas várias páginas de comunicação do festival.

Qual será exactamente o processo de selecção do GUIÕES?

Durante a primeira fase do concurso, a selecção dos guiões finalistas será efectuada pela equipa organizadora do GUIÕES. Os 10 finalistas serão avaliados individualmente numa escala de 1 a 10 pelos vários membros do júri e os guiões que obtiverem a melhor classificação serão os premiados.

Como posso concorrer no GUIÕES?

Muito fácil. Basta escrever um guião com duração igual ou superior a 50 páginas A4, em Língua Portuguesa. Para submeter a candidatura, pode consultar toda a informação sobre o processo na secção de CANDIDATURAS.

Posso submeter mais do que um guião?

Sim, pode. No entanto, uma nova candidatura será necessária para cada Guião por si submetido.

Quais são os prémios?

Os 3 guiões com melhor classificação após avaliação do júri serão premiados. Todas as informações relacionadas com os prémios poderão ser consultadas na secção PRÉMIOS.

Os autores podem viver fora de Portugal e ainda assim participar?

Sim, o GUIÕES aceita submissões de candidaturas oriundas de todo o mundo, desde que as mesmas respeitem os requisitos mencionados na secção CANDIDATURAS.

Posso enviar um guião do género Experimental?

O GUIÕES aceita todos os géneros, desde que escrito em formato de longa-metragem (duração igual ou superior a 50 páginas A4) e em Língua Portuguesa.

Porque é cobrada uma taxa de inscrição por cada candidatura ao GUIÕES?

O GUIÕES nasceu de uma iniciativa particular, sem um patrocínio financeiro pré-adquirido que permitisse gerir a administração, organização e estrutura do evento de uma forma autónoma. Como tal, a cobrança de uma pequena taxa de inscrição por cada candidatura refere-se ao propósito único de auto-sustentabilidade do evento/festival.

Porque é que a candidatura deverá ser efectuada através da plataforma FilmFreeway?

A plataforma FilmFreeway facilita o processamento de todas as candidaturas ao GUIÕES. Através dessa plataforma, não só será mais fácil e seguro para o candidato efectuar a candidatura e respectivo pagamento da taxa de inscrição sem problemas ou eventuais falhas de comunicação, como também será mais rigorosa a gestão de todas as candidaturas recebidas pelo GUIÕES.

O registo na plataforma FilmFreeway acarreta alguns custos?

O registo na plataforma FilmFreeway é 100% gratuito. No entanto, alguns festivais disponíveis na plataforma, tal como o GUIÕES, cobram taxa de inscrição. Apenas será cobrada uma correspondente taxa de inscrição caso o utilizador efectue uma candidatura.

Porque é que a taxa de inscrição deverá ser paga em Dólares Norte-Americanos ($USD)?

A plataforma FilmFreeway apenas dispõe dos métodos de pagamento por Paypal e Cartão de Crédito, aceitando como moeda o Dólar Norte-Americano. Para todos os candidatos oriundos de países em que a moeda oficial não seja o Dólar Norte-Americano será feita uma conversão automática no momento do pagamento, de acordo com a taxa de conversão vigente.

Para mais informações relacionadas com o serviço da plataforma FilmFreeway, clique aqui.

Para consultar os Termos & Condições do serviço da plataforma FilmFreeway, clique aqui.

Não tenho possibilidade de efectuar o pagamento por Paypal ou Cartão de Crédito. Posso pagar por Transferência Bancária?

Sim, também temos disponível a opção de pagamento por Transferência Bancária. Para mais informações sobre a possibilidade de candidatura com pagamento por Transferência Bancária, por favor envie-nos um email.

Já efectuei a minha candidatura através da plataforma FilmFreeway, mas reparei agora que a mesma não respeita o regulamento nem o tipo de formato aceite para o GUIÕES. Posso pedir um reembolso da taxa de inscrição?

Não, o GUIÕES não efectuará reembolsos por candidaturas incorrectas ou que desrespeitem o regulamento. Por essa mesma razão, é nossa recomendação uma leitura atenta do REGULAMENTO do GUIÕES e de toda a informação fornecida na secção CANDIDATURAS. Em caso de dúvida, contacte-nos antes de efectuar qualquer candidatura ou pagamento da taxa de inscrição correspondente.

Pretendo efectuar uma candidatura ao GUIÕES, mas não sei como proceder através da plataforma FilmFreeway. Como devo fazer?

Para submeter um projecto ao GUIÕES através do FilmFreeway será necessário criar um registo (totalmente gratuito) para o seu perfil na plataforma, onde poderá adicionar os seus projectos (filmes ou guiões). O registo de um perfil poderá ser iniciado através da opção SIGN UP (disponível no topo superior direito da página inicial do FilmFreeway) e deverá ser completado com a indicação de alguns dados de contacto. Uma vez criado o seu perfil, deverá seleccionar a opção de “Add a Project”, onde terá de preencher alguns dados, sendo que para ser válido/aplicável para o GUIÕES os dados de preenchimento obrigatório são: Tipo de Projecto (terá de ser guião), Título do Projecto, Informações de Contacto (que poderão ser as mesmas fornecidas aquando do registo do teu perfil), Nome do Autor, Número de Páginas, Género Cinematográfico (pode ser mais do que 1), País de Origem e Idioma do Guião. Depois de ter o projecto adicionado ao seu perfil, apenas necessitará de visitar a página dedicada ao GUIÕES na plataforma FilmFreeway e clicar na opção “Submit Now”. Escolhe a categoria a concurso e adiciona-a ao Carrinho de Compras. No Checkout ser-lhe-ão requisitados os dados de pagamento para a cobrança da respectiva taxa de inscrição. Quando recebermos a indicação que efectuou a sua candidatura, procederemos à análise da mesma (para verificar se cumpre todos os requisitos do regulamento do GUIÕES) e depois comunicamos-lhe via email se a candidatura foi ou não validada para participação no GUIÕES. Por tudo isso, recomendamos uma prévia leitura atenta do regulamento do concurso, que poderá encontrar em REGULAMENTO.